Zeekr 7X chega em agosto com quase 650 cv e por menos de R$ 500.000
SUV elétrico tem arquitetura de 800V e aceita mais potência de recarga do que os carregadores brasileiros são capazes de fornecer

No Brasil desde outubro, a Zeekr já acumula 186 carros emplacados no Brasil entre o SUV de entrada X e o shooting brake 001. Agora a marca de luxo chinesa está trabalhando no lançamento do Zeekr 7X, um SUV elétrico com o porte de um Porsche Cayenne e com plataforma de última geração que suporta recargas com potência de até 480 kW.
O Zeekr 7X já está em processo de homologação no Brasil e sua pré-venda começará em julho, com as primeiras entregas previstas para agosto deste ano. O SUV estará disponível em três versões: Premium, Flagship 1 e Flagship 2, que se diferenciam pela cor do acabamento interno. Os preços ficarão entre os R$ 450.000 e R$ 500.000, pois o objetivo é lançar o 7X mais barato que o Zeekr 001, que parte dos R$ 495.000.
Também será mais barato que um Audi Q6 e-tron, que tem 389 cv e parte dos R$ 559.990.

Pelo menos na versão Flagship o Zeekr 7X terá dois motores: um dianteiro de 224 cv e um traseiro com 421 cv, totalizando 645 cv. A fabricante declara um 0 a 100 km/h de 3,8 segundos. A bateria tem 100 kW e é uma Qilin, de NMC fornecida pela CATL, que suporta recargas de até 480 kW – o carregador mais potente do Brasil entrega 350 kW.

O 7X tem 4,82 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,65 m de altura e 2,92 m de entre-eixos. Ele é baseado na plataforma modular SEA (criada pela Zeekr e compartilhada com a Volvo), a arquitetura elétrica PMA2+, baseada em 800V. Uma das diferenciações das versões Flagship seria a suspensão pneumática.

Alguns dos sistemas mais avançados do Zeekr 7X podem ficar restritos à versão mais cara ou não chegar ao Brasil, caso da tela OLED de 90 polegadas que interliga os faróis, chamada Zeekr Stargate: ela funciona como uma assinatura de LED personalizável que pode exibir animações e até mesmo textos. Também pode ter portas com abertura e fechamento elétricos, head-up display com 36 polegadas e realidade aumentada, perfume no ar-condicionado e cortinas elétricas traseiras.

O que faz parte do conteúdo de todos os 7X são a central multimídia de 16 polegadas, o quadro de instrumentos de 13 polegadas, comando de voz com inteligência artificial, faróis de leds matriciais, estacionamento automático, teto panorâmico, duas bases de carregamento sem fio para smartphone, ar-condicionado de três zonas e bancos elétricos.

Para o Brasil, foram escolhidas rodas aro 20″ – meio termo entre as de 19″ e 21″ disponíveis na Europa. As opções de cores disponíveis são Branco Polar Day, Cinza Dusk, Preto Polar Night, Verde Forest e Azul Brook.
