A Volkswagen já havia antecipado o retorno do Tiguan ao mercado brasileiro, mas antecipou em convenção com seus concessionários detalhes e preços do SUV de sete lugares nesse retorno após mais de dois anos ausente do mercado brasileiro. Logo após, a fabricante anunciou o início da fase de pré-venda do SUV por R$ 278.990.
O VW Tiguan retorna ao Brasil reestilizado, com novo para-choque frontal com tomada de ar inferior maior, além de um novo conjunto de faróis mais compridos e full-led matriciais. Na traseira também há mudanças, com retoques no para-choque, com ponteiras de escape integradas, novas lanternas de led e o nome do carro centralizado na tampa do porta-malas. E segue sendo vendido na R-Line, agora com rodas aro 19.
Contudo, quando saiu de linha no Brasil seu motor era o 350 TSI, um 2.0 turbo de 220 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, com câmbio DSG de 7 marchas e tração integral. Agora usa o motor 300 TSI, ainda um 2.0 turbo, mas com 186 cv e 30,6 kgfm, combinado ao câmbio automático de oito marchas e apenas com tração dianteira. É o mesmo conjunto vendido nos Estados Unidos.
A troca de motor, de acordo com a Volkswagen, seria para enquadrar o SUV nas novas exigências de emissões.
Agora o 2.0 turbo está pouco mais forte que o Jeep Commander 1.3 turbo, com 185 cv e 27,5 kgfm, também vendido apenas com tração dianteira, e que parece ter sido a referência para a precificação. O Volkswagen Tiguan 2024 custará R$ 278.990 (sendo o teto solar opcional de R$ 10.000), exatamente o mesmo preço do Commander Overland 1.3 turbo. Isso na tabela, pois o Jeep vem sendo vendido com bons descontos.
Os equipamentos do VW Tiguan 2024
De série, o VW Tiguan R-Line 2024 tem seis airbags, frenagem automática pós-colisão, frenagem de manobra, assistente de partida em rampa, piloto automático adaptativo, assistente de permanência e centralização em faixa, monitor de pontos cegos, assistente de estacionamento automático,
A lista ainda inclui bancos de couro perfurado com ventilação e ajustes elétricos com memória para o motorista, volante com botões touch, aquecimento e borboletas, couro no painel, quadro de instrumentos digital de 10,25″, central multimídia de 8″ com Android Auto e Apple Carplay sem fio, câmera de ré, seletor de modo de condução (Eco, Normal, Sport e Individual), luz ambiente com 30 opções de cores e ar-condicionado automático de três zonas. O porta-malas tem abertura elétrica.
Há cinco opções de cores: sólida Branco Puro e as metálicas Prata Pyrit, Cinza Platinum, Azul Atlantic; e a perolizada Preto Mystic.