Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Novo Volkswagen Tiguan 2024 chega ‘menos sério’ e com versões híbridas

Nova geração do SUV, por enquanto exclusiva para a Europa, ganha novas motorizações híbridas e mesma plataforma do Passat

Por Lucas Parente
19 set 2023, 17h19

Uma semana após ter sua volta ao Brasil confirmada, ainda em sua geração antiga, o Volkswagen Tiguan teve uma geração completamente nova apresentada ao mercado europeu. Além do visual renovado e que se aproxima dos modelos elétricos da marca, o SUV também adota novas motorizações híbridas.

Em sua terceira geração, o Tiguan ganhou inspiração visual no Tayron, SUV chinês da VW, e nos modelos da linha ID. Com isso, o design ficou mais encorpado, com a carroceria alargada, e adotou traços e volumes mais arredondados em relação à geração anterior – que seguirá à venda no Brasil. Isso fez com que o Tiguan deixasse no passado seu aspecto sóbrio e ficasse mais descolado.

2024-VW-Tiguan-Europe-00001-2048x1363
(Divulgação/Volkswagen)

Na dianteira, uma faixa de led une os faróis, que estão mais arredondados e se espicham em direção às laterais. Na versão R, o para-choque tem uma grande área central em preto, que simula aberturas para tornar a aparência mais esportiva. A traseira tem lanternas que se unem, com elementos retilíneos.

Nas dimensões, mesmo que o SUV agora seja montado na plataforma MBQ Evo, a mesma usada em Golf, Passat e Audi A3, ele seguirá com a distância entre-eixos da versão antiga, de 2,68 metros.

Continua após a publicidade
2024-VW-Tiguan-Europe-00002-2048x1366
(Divulgação/Volkswagen)

No interior, as mudanças são drásticas. A cabine passou por uma reformulação total e ganhou ares muito mais modernos e tecnológicos. Parte disso se deve aos traços do painel, com saídas de ar fora do comum, pelo quadro de instrumentos e pela central multimídia de generosas 15 polegadas. O esquema de iluminação também chama a atenção, especialmente na porção à frente do passageiro, com gráficos iluminados.

O Tiguan também recebe botões físicos (no lugar dos sensíveis ao toque) no volante, controles deslizantes de temperatura retroiluminados e uma alavanca de câmbio que libera espaço no console com um controlador giratório (com tela embutida).

2024-VW-Tiguan-Europe-Green-00003-2048x1314
(Divulgação/Volkswagen)

Outra grande novidade no novo Tiguan é a motorização. O SUV agora está disponível em duas versões híbridas plug-in, ambas com motor 1.5 turbo e potência combinada de 201 cv ou 272 cv. Ambos possuem motor eTSI e podem fornecer 100 km de autonomia elétrica, graças à bateria que quase dobrou de tamanho em relação a última versão, tendo agora 19,7 kWh.

Compartilhe essa matéria via:

Completando as versões híbridas, uma versão mais básica com configuração de eletrificação leve e motor 1.5 turbo também estará disponível. O carro usa um pequeno motor elétrico para ajudar no desempenho e na economia de combustível, mas que não traciona o veículo, e possui duas opções de potência: uma com 130 cv e outra de 150 cv. 

Há ainda duas versões a combustão não eletrificadas com tração 4×4. Essas são equipadas com mesmo motor do Golf GTI. Se trata do motor EA888 2.0, que pode ter 204 ou 265 cv.

2024-VW-Tiguan-Europe-00006-2048x1366
(Divulgação/Volkswagen)

Além disso, tanto nas versões FWD quanto AWD, é oferecido como opcional uma versão da nova configuração de amortecedores adaptativos DCC Pro já vista no Passat. O sistema apresenta amortecedores de duas válvulas para maior conforto e controle, e os motoristas podem ajustar sua faixa de operação usando o seletor de modo de direção do Vehicle Dynamics Manager com antes visto no Golf.

2024-VW-Tiguan-Europe-00014-2048x1366

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.