Toyota Yaris Cross terá cinco versões e até opção básica para substituir hatch
SUV compacto será o Toyota mais barato do Brasil e terá dois motores, sendo um deles híbrido

O Toyota Yaris Cross 2026 chega em outubro para ocupar o espaço deixado pelo Yaris hatch e pelo Yaris Sedan – que estão fora de linha. O novo SUV compacto será vendido em cinco versões: XR Flex, XRE Flex, XRX Flex, XRE Hybrid e XRX Hybrid, repetindo a mesma lógica de nomenclatura usada no Corolla Cross, posicionado um degrau acima em preço e tamanho.
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A Toyota quer, com isso, deixar clara a hierarquia de seus SUVs, criando um degrau natural entre os modelos. Na base da gama, o Yaris Cross XR Flex será o mais acessível, mirando o público que ficou órfão com a saída de linha do Yaris hatch e do Yaris Sedan no início do ano.

Logo acima, os Yaris Cross XRE Hybrid e XRX Hybrid representarão as opções mais acessíveis entre os carros híbridos da Toyota, mas com os mesmos equipamentos das versões equivalentes com motor a combustão.
A aposta da Toyota é clara: o Yaris Cross será o carro mais barato da Toyota e também tem grandes chances de tornar-se o SUV híbrido mais barato do Brasil. Essa combinação pode atrair tanto os antigos clientes dos Yaris convencionais quanto consumidores que buscam seu primeiro SUV eletrificado e seus incentivos, como IPVA mais barato ou isento.
Motores do Toyota Yaris Cross

As versões flex terão o 1.5 16V aspirado, de até 110 cv e 14,9 kgfm (com etanol), sempre associado ao câmbio CVT. É o mesmo conjunto dos antigos Yaris hatch e sedã. Ajuda o fato do novo SUV ser leve para o seu segmento — pesa em torno de 1.150 kg —, o que permitirá oferecer um equilíbrio entre desempenho e eficiência.
Já o Yaris Cross Hybrid é um híbrido pleno (HEV), mesma fórmula usada no Corolla e no Corolla Cross, mas em escala menor: seu motor é um 1.5 de ciclo Atkinson combinado a um motor elétrico de 81 cv e 14,4 kgfm, com potência total próxima de 113 cv – esta é a potência do Yaris Cross na Tailândia. A bateria de 0,7 kWh, instalada sob o banco traseiro, permite rodar curtas distâncias só no modo elétrico.

Na Tailândia, onde já é vendido, o consumo declarado chega a 30 km/l. Dependendo da adaptação do motor ao combustível e às normas de emissões do Brasil, o SUV poderá ser um dos mais econômicos do Brasil.
O Toyota Yaris Cross será responsável por estrear no Brasil a plataforma DNGA, derivada da Daihatsu, criada para reduzir custos sem comprometer qualidade. Mede 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,61 m de altura e tem 2,62 m de entre-eixos, dimensões muito próximas às de um Nissan Kicks. O porta-malas, de até 471 litros nos mercados asiáticos, supera a média do segmento.

Na Ásia, o modelo é vendido com quadro de instrumentos digital de 7″, central multimídia de 10,25″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de opção de teto panorâmico nas versões híbridas. O pacote de segurança é um dos diferenciais: o SUV oferecerá frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo e alerta de saída de faixa já nas versões intermediárias.
Toyota pretende colocar o Yaris Cross em um patamar estratégico para os SUVs compactos, podendo ter preços na casa dos R$ 150.000 nas versões de entrada. As versões híbridas podem ser bastante competitivas, com preços entre R$ 170.000 e R$ 190.000.

Assim, o Yaris Cross não chega apenas como sucessor natural dos antigos Yaris, mas como peça central da estratégia da Toyota para ampliar sua base de SUVs e consolidar a liderança em eletrificação no Brasil.