Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Toyota Prius está no Brasil para adiantar desenvolvimento do novo Corolla

Toyota já trabalha em motor 2.0 Atkinson que será usado em mecânica PHEV flex nacional para os novos Corolla e Corolla Cross

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 17 set 2024, 11h45 - Publicado em 16 set 2024, 12h41
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O novo Toyota Prius foi flagrado no Brasil, mas ele não deverá ser vendido por aqui. O híbrido chegou ao Brasil de avião e terá a missão de antecipar as tecnologias que estarão presentes no próximo Corolla, previsto para 2026.

    A principal utilidade do Toyota Prius poderá ser o desenvolvimento do novo motor híbrido flex da Toyota. No caso, do primeiro sistema híbrido plug-in flex da fabricante japonesa e que será, inclusive, fabricado no Brasil. Hoje, os híbridos nacionais da Toyota tem motores importados.

    Novo Toyota Prius HEV
    (./Quatro Rodas)

    O novo Prius seria o ponto de partida ideal, pois usa um motor 2.0 de 152 cv e 19,4 kgfm que representa um avanço e tanto na comparação com o 1.8 do Corolla híbrido, que tem 101 cv e 14,5 kgfm. O flagra apenas não permite identificar se o logotipo na traseira é da versão PHEV ou HEV, mas a Toyota já anunciou a nacionalização de mecânica PHEV flex.

    O motor elétrico usado depende da versão. Isso porque o Prius plug-in (PHEV) tem uma bateria de 13,6 kWh que permite que o motor elétrico de 163 cv e 21,2 kgfm funcione sozinho por até 69 km. Além disso, sua potência combinada é de 215 cv. 

    Continua após a publicidade
    Novo Toyota Prius HEV
    Novo Toyota Prius HEV (Divulgação/Toyota)

    Mas também existe o Prius híbrido pleno (HEV), como o que foi vendido no Brasil até 2019. Este tem o motor 2.0 combinado a um elétrico de 113 cv para entregar até 196 cv.

    Ainda existe versões do novo Prius com exatamente a mesma potência do Corolla (123 cv) em produção no Japão. Mas a intenção da Toyota no Brasil é evoluir seus produtos para se manter competitiva com a chegada de novos concorrentes.

    Motor híbrido nacional

    Toyota Prius 2025 hev
    Novo Toyota Prius HEV (Divulgação/Toyota)
    Continua após a publicidade

    Este motor 2.0 do Toyota Prius é da mesma família M20A do motor 2.0 aspirado que a Toyota já fabrica em Porto Feliz (SP) para o Corolla e o Corolla Cross. Isso facilitará a nacionalização, ainda que a versão de ciclo Atkinson, das versões híbridas, tenha componentes internos bastante diferentes.

    A Toyota anunciou um investimento de R$ 11 bilhões no Brasil até 2023. A produção nacional de um conjunto híbrido plug-in flex, com direito a motores e baterias nacionais (com células importadas) está contemplado neste investimento.

    Novo Toyota Prius HEV
    Motor 2.0 Atkinson é da mesma família do 2.0 Direct Force do Corolla nacional (Divulgação/Toyota)

    Contudo, o próximo passo na fábrica de motores de Porto Feliz será produzir os motores 1.5 otto e 1.5 Atkinson que serão utilizados no novo Yaris Cross, que será lançado em meados de 2025. O 1.5 Atkinson equipará a versão híbrida do SUV compacto. Restará apenas iniciar a produção do 2.0 Atkinson para que a unidade esteja produzindo os quatro motores previstos para ela.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    O Toyota Yaris Cross demandou um investimento de R$ 1,7 bilhão, sendo que a fabricante japonesa consumirá R$ 5 bilhões até 2026. Isso leva a crer que os novos Corolla e Corolla Cross chegarão neste momento e que a futura picape intermediária híbrida da Toyota ficará para a terceira fase deste ciclo de investimentos, estreando entre 2026 e 2030.

    Prius 2.0
    Arquitetura híbrida do novo Toyota Prius 2.0 (Divulgação/Toyota)

    A picape será baseada na mesma plataforma do Prius e do Corolla, a TNGA, e será beneficiada por uma tração 4×4 elétrica: o novo sistema híbrido plug-in prevê a instalação de um motor elétrico traseiro extra, usado apenas quando mais tração é necessária. 

    Continua após a publicidade

    Testes do plug-in flex começaram há um ano

    RAV4 HIBRIDO ETANOL TOYOTA

    Na falta do Prius, a Toyota iniciou os estudos para a tecnologia híbrida plug-in flex com um RAV4 plug-in. Este usa um 2.5 aspirado de ciclo Atkinson, mas com projeto semelhante ao do 2.0, o que pode ter ajudado a antecipar alguns estudos.

    “É importante ressaltar que esses testes estão alinhados com nossos planos de futura produção nacional de veículos PHEV-FFV (híbridos plug-in flex fuel), reforçando nosso compromisso com a inovação e o crescimento sustentável da indústria nacional, e que se traduz em geração de empregos e benefícios para a economia”, disse o então presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, em setembro de 2023, antes mesmo do anúncio do novo ciclo de investimentos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.