O Toyota Etios segue em produção no Brasil, ainda que sua comercialização por aqui tenha sido interrompida há alguns meses. Toda a produção hoje é destinada à exportação para Argentina, Uruguai, Paraguai e Peru, mas uma mudança em seu conceito pode torná-lo mais barato na Argentina e até fazer com que ele volte a ser vendido no Brasil.
Black Friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90
De acordo com o Motor1 Argentina, a fabricante japonesa está trabalhando no Projeto Toyota AIBO, um Etios furgão, sem banco traseiro para aumentar sua capacidade de carga. Com esta manobra, ele passaria a ser homologado no país vizinho como um veículo comercial de carga, reduzindo pela metade seu imposto IVA: de 21% para 10,5%.
No passado, os Fiat Uno e Palio eram fabricados e vendidos no Brasil em versão furgão semelhante. O mesmo site avança que o hatch convertido em furgão teria 450 kg de capacidade de carga e o compartimento de carga, formado da união entre o porta-malas e a área do banco traseiro, terá assoalho plano e uma proteção para isolar os bancos dianteiros, além de pontos de amarração internos. Os vidros laterais e o traseiro serão cobertos com uma proteção para que a carga não seja vista.
Também antecipam que o carro será bem básico, com menos equipamentos que o Etios X, versão de entrada. Mas chegaria à Argentina com o único motor disponível por lá: o 1.5 16V a gasolina com 103 cv e câmbio manual de seis marchas.
O esforço da Toyota visa atender a uma demanda de serviços de delivery e e-commerce. E é isso que pode fazer com que o Toyota Etios volte a ser vendido no Brasil. Há algumas semanas correm boatos de que uma grande empresa de e-commerce brasileira estaria interessada em comprar um lote do Toyota Etios para fazer suas entregas.