Após 44 dias de greve, o sindicato United Auto Workers fechou um acordo provisório com a Stellantis. Como parte do acordo, o grupo automotivo reativará sua fábrica em Belvidere, no estado de Illinois. E isso trouxe confirmações de planos futuros para a Ram.
Juntamente com a reativação da fábrica, um novo modelo será fabricado, conforme os executivos da UAW confirmaram. Trata-se da tão esperada picape média da Ram, que poderá resgatar o nome Dakota – outra picape média, vendida entre 1987 e 2011 ainda pela Dodge.
Na linha global da Ram, a nova picape media será posicionada entre a Rampage e a Ram 1500, que é a menor picape da marca nos Estados Unidos. Poderia, inclusive, ser algo como uma Rampage de maiores dimensões. Inclusive, com estrutura monobloco.
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Ainda não está claro se a suposta nova Dakota será posicionada no mesmo segmento de Ford Maverick ou Ford Ranger, Chevrolet Colorado, dentre outros. As palavras utilizadas durante o anúncio foram apenas “médio porte”.
Mas há duas questões importantes. A primeira é que a Stellantis está adicionando instalações de estruturas para produção de bateria elétrica em Belviere e os recentes rumores da produção de picapes eletrificadas e a hidrogênio pela marca, é muito provável que a nova picape se torne uma opção eletrificada.
A segunda é que a fábrica de Belvidere, quando ativa, produzia o Jeep Cherokee, um SUV monobloco. A unidade não tem, hoje, estrutura para fazer uma picape com chassi. Além do mais, são grandes as chances da nova Ram ser construída a partir da estrutura STLA Large, a maior das novas plataformas globais da Stellantis com estrutura monobloco e já projetada para suportar motores de combustão interna e motores elétricos a bateria.
A produção de uma picape menor com versões híbrida ou elétrica pode melhorar o posicionamento da marca em segmentos onde não atua nos Estados Unidos, podendo ser um concorrente direto para a Ford Maverick Hybrid, única picape híbrida à venda nos EUA atualmente.