Ram Dakota 2026 terá três versões sem perder visual de carro conceito
Versões Big Horn e Laramie Night Edition terão aspecto mais comum, mas a Dakota Warlock promete o mesmo impacto do conceito Nightfall

Se você se surpreendeu com o estilo arrojado do conceito Dakota Nightfall, saiba que nada no seu design foi feito por acaso. A nova picape média da Ram será lançada na Argentina até o final deste ano e chega ao Brasil no começo de 2026 com a proposta de oferecer algo a mais na comparação com a irmã de plataforma Fiat Titano, como status.
A nova Ram Dakota será vendida no Brasil em três versões. Duas delas aproveitam nomes já conhecidos. A versão de entrada será a Dakota Big Horn, seguindo a nomenclatura da versão de entrada da Rampage.
A versão intermediária será a Dakota Laramie Night Edition, versão também disponível na Ram 3500. Esta versão não terá cromados, mas elementos pretos por toda a carroceria.

O que há de inédito, pelo menos no Brasil, é a proposta da versão topo de linha. Será a Ram Dakota Warlock, que resgata a proposta de uma versão que existiu em meados dos anos 1970 para as Dodge D-Series. Era uma picape personalizada de fábrica, com bancos concha, faixas douradas, pneus mais largos e estribos cromados. Essa proposta já havia sido resgatada pela Ram 1500 nos Estados Unidos e estará presente na nova Dakota.
A criação do carro-conceito Dakota Nightfall para antecipar o design da picape média não foi por acaso. Há exageros ali, como a pintura fosca e o design dos para-choques, mas a versão Warlock permitirá manter ter elementos como pneus mais voltados para o off-road, rodas com beadlocks, molduras mais encorpadas para as caixas de roda, santoantonio exclusivo e estribos laterais e até capô com tomada de ar, como há nas Ram 3500 Night Edition. As iluminações extras no teto e no capô, porém, poderiam ser instaladas como acessórios.

Na comparação com a Fiat Titano, a Ram Dakota tem faróis são mais estreitos e full-led, com assinatura luminosa integrada por uma barra sob o capô, além dos faróis de neblina de led. O formato da grade, com um enorme “RAM” estampado na altura dos faróis e o para-choque também serão exclusivos.
A traseira se distingue pelas lanternas, também de led, e pela tampa da caçamba com o enorme logotipo “RAM” colado no centro.

Por dentro, a picape média da Ram terá duas telas de grandes dimensões, para o quadro de instrumentos e a central multimídia. O freio de estacionamento eletrônico e o freio a disco nas quatro rodas já estão presentes na Fiat Titano 2026.
O motor da Ram Dakota 2026 será o 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm – já presente na Rampage – , combinado ao câmbio automático de oito marchas e à tração integral (4WD). Na Titano, esse motor proporciona uma aceleração de 0 a 100 km/h ao redor dos 10 s, o que não é nada mal para uma picape.
Espera-se que a nova Ram tenha preços acima dos praticados com a Titano, que vai dos R$ 233.990 aos R$ 285.990. Na prática, a Ram vai para cima das versões mais equipadas das Chevrolet S10, Ford Ranger e Toyota Hilux, com o mesmo projeto da picape da Fiat mas com a proposta mais sofisticada que a Ram construiu no Brasil. Não se surpreenda se a Dakota Warlock custar mais de R$ 300.000.