Ram 1200 será irmã da Fiat Titano e já roda em testes no Brasil
Produzida na Argentina, picape média ficará posicionada entre a Rampage e a 1500 como uma concorrente da Hilux e Ranger

A Ram só vende picapes no Brasil, mas está de fora justamente da faixa mais importante do segmento: a das picapes médias. Isto mudará em breve com o lançamento da Ram 1200, que nada mais é que do que uma versão “premium” da Fiat Titano.
Vista em testes pela primeira vez no Brasil, a futura Ram 1200 apareceu bem camuflada, escondendo todo o design. Nas fotos publicadas pelo @placaverde no Instagram, a caminhonete mostra algumas diferenças em relação à Titano, mais especificamente a grade dianteira, com barras horizontais que devem remeter ao estilo das outras picapes da Ram.
View this post on Instagram
A camuflagem foi feita para cobrir alguns pontos que mostrariam se está muito próxima da Titano ou não, como a iluminação diurna ao lado na borda da grade dianteira, um elemento que veio da Peugeot Landtrek e foi mantido na versão da Fiat. A área dos faróis de neblina também está coberta.
Esta grade diferente mostra o envolvimento da divisão da América Latina no desenvolvimento da picape. A Ram 1200 já existe em outros países como México e tem uma outra entrada de ar dianteira, com linhas semelhantes ao da 1500 TRX. Para o Brasil, a empresa parece ter optado por um estilo mais alinhado com a Rampage e a 1500 Rebel.

Não será só no design dianteiro que a Ram 1200 irá se diferenciar da Titano. O site Autos Segredos afirma que a fabricante aproveitará para mexer no interior, usando o mesmo painel, forrações e bancos que a Changan Hunter, a picape que deu origem à Titano. Isto mexerá bastante com a cabine, deixando-a bem diferente do modelo da Fiat e com um aspecto mais premium.
A Hunter mais atual posiciona duas telas lado a lado, para o quadro de instrumentos e multimídia, e com alguns poucos botões quase que escondidos no acabamento cinza abaixo do infoentretenimento.

O que não vai mudar será sua motorização, trazendo o mesmo motor 2.2 turbodiesel que está estreando na Fiat Titano 2026. É o propulsor que está na Rampage e também no Jeep Commander, entregando 200 cv e 45,9 kgfm, sempre combinado a um cãmbio automático de oito marchas e com tração 4×4 com reduzida.
Levará mais alguns meses para a Ram 1200 ser lançada, pois sua estreia está prevista para o último trimestre deste ano. A Stellantis agora está focada em lançar a Titano 2026 com o novo motor e outras novidades, marcando o início da produção na Argentina (até agora, ela vinha importada do Uruguai). A Ram 1200 será feita no mesmo local, como parte de uma família de picapes.