Novo Ford Territory está em testes no Brasil semanas após surgir na China
Nem sequer foi lançado na China e já roda em testes no Brasil; reestilização marca estreia de versão híbrida plug-in
Justamente quando completou um ano à venda no Brasil, a segunda geração do Ford Territory foi renovada na China, de onde é importado. Mas a Ford parece estar reagindo para que seu SUV médio mais barato não fique defasado por muito tempo. Até mesmo porque nunca vendeu tão bem no Brasil: média de 416 unidades mensais em 2024.
O leitor Marcus Gimenes flagrou o novo Ford Territory reestilizado, que deverá estrear no Brasil como linha 2026, sendo testado junto com o modelo atual. Mesmo com a camuflagem é possível ver as diferenças entre os dois modelos, afinal, o visual mais novo é mais limpo e dispensa elementos com apelo esportivo, como as falsas saídas de ar no para-choque traseiro. A tampa do porta-malas e as lanternas traseiras não mudam.
Na frente, a grade ficou menor e recebeu um novo desenho, assim como o para-choque e os faróis, que são em led e em formato de “L” deitado. O logo da Ford também cresceu, ganhando maior destaque. Esse novo estilo deu ao Territory o aspecto de carro elétrico.
Esse novo visual só não chegará às lojas tão rápido por que a linha 2025 do Territory acabou de ser lançada. É provável, porém, que o novo modelo comece a ser vendido em meados de 2025.
Na China, onde é chamado de Ford Equator Sport, o SUV ganhou 55 mm de comprimento com os novos para-choques. Ele conta agora com 4,68 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,70 m de altura e entre-eixos de 2,72 m. O volume do porta-malas é de 448 litros. Com rebatimento dos bancos traseiros, a capacidade sobre para 1.422 litros.
Por dentro, o novo Ford Territory mantém o mesmo design, porém com novos materiais de acabamento diferentes no painel e nos assentos, assim como um novo encosto de cabeça. Mas o SUV mantém as duas telas de 12,3 polegadas integradas na mesma moldura. O seletor de marcha redondo segue o mesmo, bem como todo o console.
Não houve mudanças no motor disponível no mercado chinês. Quer dizer que o 1.5 turbo de quatro cilindros, com 170 cv e 25,5 kgfm, e o câmbio automático CVT provavelmente serão mantidos.
Mas há uma novidade que poderia ter espaço no Brasil: o Territory híbrido plug-in, com o 1.5 turbo de ciclo Atkinson (como o que era usado na primeira geração) com 150 cv e um motor elétrico de 82 cv. A potência combinada declarada é de 218 cv. Como o modelo nem sequer foi lançado na China, a Ford não divulgou o tamanho da bateria, o consumo ou a autonomia no modo elétrico.