A Renault Duster Oroch não tem vida fácil no Brasil. No segmento das picapes compactas, liderado com folga pela Fiat Strada, ela teve poucas vendas em sua primeria fase. Mas mesmo assim, ainda é um dos veículos produzidos no Brasil mais exportados.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
E a Renault Oroch 2023, que estreia no Brasil em 12 de abril, não receberá mais do que uma singela reestilização. As fotos da picape sem qualquer camuflagem no porto de Paranaguá, sendo enviadas para a Argentina (um dos países que recebem as Oroch produzidas no Brasil), revelam que o grande destaque da picape será a nova mecânica e o desprendimento do nome Duster. A partir de agora será somente Oroch.
Agora é possível ver pela pela primeira vez os detalhes da picape sem camuflagem. Começando pela traseira, o nome ganhou maior destaque. Agora, a escrita ”Oroch” aparece em letras maiores indo de uma ponta a outra da caçamba.
As lanternas, como era de se esperar, também mudaram um pouco. O formato segue o mesmo, mas elas ganharam um fundo escurecido. O para-choque preto destoa da cor do carro, o que dá a entender que a versão mostrada seria a equivalente a entrada (Expression) do modelo anterior. Porém, seu design segue inalterado.
Na frente, o visual segue a linha do Duster indiano. Como era de se esperar, o nome “Duster” não aparece mais sob a grade, que segue inalterada. Os faróis de neblina estão mais baixos e em seu lugar foram colocados dois nichos, mas nas fotos não é possível vê-los com clareza. Também não é possível visualizar muito bem o para-choque como um todo, mas dá pra ver que ele está menos robusto. Enquanto as rodas ganharam um novo design de cinco aros.
Para os hermanos, assim como os outros países, a Oroch será vendida, exclusivamente, com o moderno motor 1.3 turbo flex de 170 cv e 27,5 kgfm. Ele será acompanhado de um câmbio manual de seis marchas e tração integral.
O Brasil é o único lugar que manterá o motor 1.6 flex, que rende até 120 cv e 16,2 kgfm, junto de um câmbio manual de cinco marchas. Isso para as versões básicas. O 1.3 turbo equipará as variantes mais caras, mas acoplado a um câmbio CVT de oito marchas simuladas. E sempre com tração 4×2.
Se as mudanças por fora não são significativas, espere por um interior exclusivo. A imagem da dianteira confirma a projeção exclusiva de Quatro Rodas, que mostra que a picape terá painel diferente daquele presente no Duster. Todas as mudanças foram feitas em função da tela destacada, na parte superior do painel. A picape ainda terá o mesmo quadro de instrumentos do Captur.
Um detalhe interessante é que, para a Oroch argentina, o controle eletrônico de estabilidade (ESP) passará a vir de fábrica em qualquer versão. No país vizinho, a obrigatoriedade do item de segurança deveria ter sido implementada em 2018, mas foi adiada (por conta do Brasil) para 2020. Depois foi novamente postergada para janeiro deste ano, quando de fato entrou em vigor. Enquanto no Brasil, essa lei foi mais uma vez adiada para janeiro de 2024.