Nova geração do Hyundai Tucson terá design futurista e será apenas híbrido
Quinta geração do SUV chega na Coréia no primeiro trimestre de 2026 com visual (bem) diferente e com maiores dimensões

A atual geração do Hyundai Tucson no mercado internacional nem sequer chegou ao Brasil e já há mais uma geração na reta final do seu desenvolvimento. Previsto para ser lançado no primeiro trimestre de 2026, o Hyundai Tucson 2027 terá visual mais quadrado e conceitos de design dos últimos carros-conceito da marca.
A primeira projeção da quinta geração do Tucson vem da Coreia do Sul e mostra referências visuais do conceito Hyundai N Vision 74 e, mais recentemente, do Hyundai Nexo. Os faróis pixelados são o grande destaque da dianteira e contribuem para o estilo futurista do SUV.
Por dentro, o Tucson 2026 terá o sistema operacional Pleos OS, com loja de apps para tornar o condutor mais independente do smartphone. A Hyundai também integrará seu novo assistente de IA, o “Gleo”, oferecendo uma interface de conversação semelhante ao ChatGPT para suportar comandos de voz, navegação e tarefas de infoentretenimento com interações naturais. Tudo isso operado por uma central multimídia de 16,9”.
Há ainda recursos de direção autônoma de nível 2,5 graças a uma série de recursos ADAS como piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência e sensores de ponto cego.
Na Coréia do Sul, o SUV deverá estrear apenas com opções híbridas plenas e híbridos plug-in, perdendo as versões a diesel. A versão PHEV terá algo ao redor dos 100 km de autonomia elétrica, privilegiando deslocamentos urbanos.
A Hyundai planeja lançar o NX5 Tucson por volta do terceiro trimestre de 2026. Com a mudança para motores eletrificados, o preço inicial deve ficar em torno de 34 milhões de wons (cerca de US$ 24.000), considerando uma linha exclusivamente híbrida.
Hyundai Tucson no Brasil
Por aqui, ainda é a terceira geração do SUV médio, lançada no Brasil em 2017 e que ainda tem um último lote montado no Brasil. E terá mudanças. Os carros que estão nas lojas, fabricados em 2023, têm um visual lançado em 2019 e que saiu de linha no resto do mundo em 2021 – quando a quarta geração foi lançada.
O curioso é que a Hyundai ainda mantém uma operação de produção de kits desses carros. Ainda existe o risco de a quarta geração ser lançada apenas em 2026, quando estiver prestes a mudar no exterior – exatamente o que aconteceu com o Hyundai Palisade.