Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Nova geração do Fiat Argo terá plataforma do Peugeot 208 e irmão na Europa

Na reorganização da Stellantis, hatch brasileiro dividirá espaço até com modelos das marcas Alfa Romeo e Lancia

Por Eduardo Passos
27 fev 2023, 09h48
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Recém-lançado na Europa, o Jeep Avenger atraiu, por conta de sua aparência, o simpático apelido de “baby Renegade”. Na verdade, o novo caçula da marca norte-americana está mais próximo do sucessor de nosso Fiat Argo, que por sua vez tem parentesco na distante Sérvia.

    A fusão que culminou na Stellantis deu início a um intenso intercâmbio tecnológico entre as marcas do grupo. E é daí que se origina a próxima geração do Argo, que será feita sobre a plataforma CMP, oriunda da antiga fusão entre Citroën e Peugeot. É a mesma base do Avenger – este o primeiro membro de uma família mais ampla.

    Jeep Avenger
    Avenger é o primeiro de vários carros baseados na plataforma CMP (Divulgação/Quatro Rodas)

    Enquanto começa a adotar sua nova plataforma modular STLA – que logo será a base de todo o catálogo – a Stellantis usará a CMP, mais barata e simples, para eletrificar e renovar segmentos sensíveis ao preço, como carros de entrada e mercados de países emergentes.

    fiat-concept-centoventi
    Fiat Centoventi foi elogiado pelo design e deve ser o ponto de partida para o novo Uno (Divulgação/Fiat)
    Continua após a publicidade

    É aí que o Argo ganhará sobrevida: o hatch brasileiro será uma adaptação da nova geração do Fiat Panda, que vem sendo desenvolvido na Europa. A equipe de Betim (MG) já colabora com o Velho Continente, a fim de adaptá-lo para as necessidades locais.

    O novo Argo será produzido em Minas Gerais a partir de 2025, enquanto o seu irmão será fabricado na Sérvia já no ano que vem.

    fiat centovinte
    (divulgação/Fiat)
    Continua após a publicidade

    Dá para esperar mudanças radicais no visual, que, segundo o site Autos Segredos, terá inspiração no carro-conceito Fiat Centoventi. Em termos mecânicos, o Brasil pode almejar versões híbridas leves de entrada e híbridas plug-in no topo de linha. Mas tudo ainda está no campo especulativo.

    Até que seja completamente substituída pela STLA Small, voltada para hatches e SUVs compactos, a CMP será explorada ao máximo pelo grupo. A partir dela, são esperados até modelos Lancia e Alfa Romeo. Uma nobreza à qual o Argo nunca imaginou pertencer.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.