Land Rover começa a testar seu novo Freelander, desenvolvido pela Chery
JLR vai cancelar toda a produção dos seus modelos na China para focar na Freelander, sua nova submarca criada em parceria com a Chery

Na China, a joint venture entre a Chery e a Jaguar Land Rover (CJLR) está mostrando seus primeiros frutos. O primeiro carro da Freelander, que será uma nova submarca como Defender e Discovery, deu as caras na cidade de Suzhou, bem próxima da fábrica da CJLR. O visual, pelo menos, terá identidade britânica.
RelacionadasNotíciasLand Rover Defender Octa Black tem visual ‘sombrio’ e será carro do OasisNotíciasLand Rover Defender vira picape 6X6 de R$ 2 milhões para o ‘fim do mundo’ClássicosLand Rover cobra até R$ 1,5 milhão para modernizar o velho Defender
Chamado até o momento de E0V, esse SUV foi inicialmente apresentado como um carro da Exeed, marca de elétricos de luxo do grupo Chery. Mas uma mudança nos planos da joint venture fez com que o E0V passasse a ser um novo produto, vinculado à CJLR.
A JLR está mudando sua estratégia em relação aos NEVs (veículos de novas energias, ou eletrificados), o que afetará diretamente a sua produção na China. O intuito é encerrar a produção de todos os seus cinco modelos por lá até o final de 2026. São eles, o Range Rover Evoque, o Land Rover Discovery Sport, o Jaguar XFL, o Jaguar XEL e o Jaguar E-Pace.

Isso abrirá espaço na fábrica da JLR, que passará a atuar para a joint venture por meio da nova marca Freelander, que deve estrear em 2026 na China com o SUV EV0.
Conforme é possível ver pelas fotos, ele terá um capô bem elevado e uma linha de teto reta. É um formato que se assemelha ao Range Rover Sport. Anteriormente, quando ainda era um carro da Exeed, a ideia era que o SUV tivesse seis lugares, na disposição 2+2+2. Pelas fotos, não é possível confirmar essa informação, mas a julgar pelo comprimento, que aparenta ser de aproximadamente 5 metros, é bem possível.

Se o design deve fazer jus à identidade dos carros da JLR, a arquitetura será da Chery. O primeiro carro da Freelander será baseado na arquitetura EX0, que é compatível com trens de força elétricos a bateria (BEV) ou elétricos com extensor de alcance (EREV). A configuração mais potente baseada nessa plataforma entrega 553 cv e tem suspensão pneumática e sistema ADAS de nível 2.
A missão do Freelander EV0 na China será difícil. Ele entrará para disputar em um segmento muito disputado, tendo como concorrentes Yangwang U8, Zeekr 9X, esses mais caros e luxuosos, ou os mais acessíveis Deepal S09 e Geely Galaxy M9.