Kia Tasman já está em testes no Brasil para enfrentar Hilux e Ranger
Primeira picape média da marca sul-coreana será montada no Uruguai com motor 2.2 turbodiesel

A Kia Tasman representa a estreia da marca sul-coreana no segmento de picapes médias. A confirmação de que uma unidade estava a caminho do Brasil foi feita por José Luiz Gandini, presidente da marca no Brasil. A novidade é que o carro de testes já chegou e já está rodando em testes sem nenhuma camuflagem. Ainda não tem data para estrear.
O perfil BF///MS no Instagram publicou fotos da Kia Tasman com placas verdes e totalmente despida de qualquer adesivo ou camuflagem, algo incomum para um veículo em testes. O Grupo Gandini, importador oficial da Kia no país, possui um centro de homologação e esta unidade tem motor 2.2 turbodiesel.
De olho no mercado asiático e australiano, a Tasman levou anos para ser aprovada pela diretoria e iniciar o desenvolvimento. Era um pedido constante da Kia Austrália, que queria aproveitar a força que tem no país – hoje a fabricante é a quarta mais vendida do mercado australiano. O plano original era de que a Hyundai aproveitasse para também ter uma caminhonete, no entanto a empresa ainda não mostrou estar trabalhando em seu modelo.
Em dezembro, Gandini disse que o projeto de vender a Tasman no Brasil ainda estava em um estágio inicial, pois a caminhonete ainda não tinha iniciado as vendas em outros mercados. O executivo disse que ainda estava discutindo o processo de nacionalização e o que seria necessário para viabilizar sua montagem, por isso ainda não tinha nem ideia de quanto a picape poderia custar por aqui. A ideia é montar a picape na fábrica em Nordex (Uruguai), onde a sul-coreana já monta o Bongo 4×4.
Criada para ser uma picape de trabalho, ela tem uma plataforma com longarinas inédita dentro do Grupo Hyundai. A meta da Kia sempre foi enfrentar as principais caminhonetes do segmento, como Toyota Hilux, Ford Ranger, Mitsubishi Triton e Nissan Frontier, justamente as que fazem sucesso na Ásia e Oceania.
É vendida nas versões de cabine simples e cabine dupla, medindo 5,41 metros de comprimento e com 3,27 m de entre-eixos. Tem capacidade de carga de até 1.195 kg e pode rebocar até 3.500 kg. A Kia fez 18.000 testes de qualidade ao longo dos quatro anos de desenvolvimento.
A versão avistada no Brasil era equipada com o motor 2.2 turbodiesel de 207 cv e 44,9 kgfm de torque, que é a motorização que faria mais sentido no país. Segundo os números de fábrica, a picape acelera de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos. Pode ser equipada com um cãmbio manual de seis marchas ou automático de oito posições, enquanto a tração pode ser traseira ou 4×4.
Ainda existe uma versão com um motor 2.5 turbo a gasolina com motor 2.5 de 280 cv e 43 kgfm, mas que tem poucos chances de chegar ao nosso mercado.