Hyundai Tucson nacional terá atualização antes da nova geração chegar
O Tucson da geração que saiu de linha no resto do mundo em 2021 ainda terá mais um lote de carros fabricado no Brasil
O Brasil terá um Hyundai Tucson alinhado com o modelo vendido no resto do mundo, mas não antes de 2026. A terceira geração do SUV médio, lançada no Brasil em 2017 terá mais um lote montado no Brasil, possivelmente em 2025. E terá mudanças.
É necessário lembrar que a Hyundai Motor Brasil assumiu, no início deste ano, o planejamento e a importação de carros para o Brasil – o que antes,por contrato, cabia à Caoa, Essa mudança começa a partir do lançamento dos importados Ioniq 5 e Palisade.
Mas há um espólio da Caoa com relação à montagem nacional do Tucson.
O acordo entre as duas empresas já previa que a Caoa continuaria montando carros para a Hyundai em Anápolis (GO), inclusive novos modelos. A própria Caoa já havia encomendado à matriz, na Coreia do Sul, mais um lote de kits CKD (quando o carro é importado completamente desmontado) do Tucson de terceira geração.
A Hyundai não confirma quando esses carros serão montados. No início do ano, deu a entender que isso aconteceria ainda no primeiro semestre, mas agora isso possivelmente acontecerá só em 2025 – 10 anos após o lançamento global desta geração. Não há como voltar atrás.
Um motivo pode ser a quantidade de carros 0km ainda no estoque das concessionárias, mas o carro nem sequer aparece no site da Hyundai. Apenas o Brasil e o Paquistão ainda têm a terceira geração do Hyundai Tucson à venda. Nos dois casos, a produção é local e em CKD.
Mudanças estarão nos detalhes
Os carros que estão nas lojas, fabricados em 2023, têm um visual lançado em 2019 e que saiu de linha no resto do mundo em 2021 – quando a quarta geração foi lançada. O curioso é que a Hyundai ainda mantém uma operação de produção de kits desses carros.
Este novo lote destinado ao Brasil terá algumas diferenças em relação ao lote anterior. Uma importante estará no motor 1.6 TGDI a gasolina, que precisará ser atualizado para cumprir com as exigências de emissões do Proconve L8.
O desafio de vender um carro com projeto mais antigo em um segmento competitivo, como é o dos SUVs médio, continuará. O principal argumento do Hyundai Tucson será o preço mais acessível. Os carros 2023 que sobraram no estoque custam R$ 179.990, menos que os R$ 187.890 do Creta Ultimate 2.0.