Hyundai Tucson ganha novo visual que estreia no Brasil em 2025
Reestilização de meia-vida marcará a estreia da mais nova geração do Hyundai Tucson no Brasil, em 2025, com motores híbridos
A Hyundai aproveitou o Salão de Nova York para apresentar o novo Tucson 2025 em sua versão ocidental. Isso porque a reestilização do SUV médio já havia sido antecipada pelo modelo sul-coreano em novembro. De lá para cá, a situação da Hyundai no Brasil mudou e agora é certo que o Tucson de nova geração estreará no Brasil em 2025 com este novo design.
Do lado de fora, as mudanças do novo Hyundai Tucson estão focadas no novo para-choque dianteiro, com linhas mais quadradas e novas luzes diurnas de led entremeadas nos nichos da grade. Os acabamentos que emulam um para-choque de impulsão na parte inferior estão maiores. Rodas também têm novo desenho.
O mais notável é a evolução da cabine. O Tucson 2025 tem um novo painel com as telas do quadro de instrumentos e da central multimídia, ambas de 12 polegadas, integradas na mesma moldura. Ainda têm interface que pode ser atualizada pela internet e se comunicam com o head-up display acima do painel.
O novo painel tem linhas mais horizontais, acompanhando o estilo da nova geração do Santa Fe (este sim será lançado no Brasil ainda em 2024), com direito a botões sensíveis ao toque para o ar-condicionado.
Chegou ao ponto de o Tucson também ter o seletor do câmbio deslocado para uma haste atrás do volante para liberar espaço no console central, onde estão botões para controlar modos de condução, comportamento da mecânica híbrida, câmeras de visão 360°e assistente de descida em rampa.
A lista de equipamentos de segurança foi reforçada com o Forward Attention Warning (FAW), um alerta de atenção do motorista que usa uma câmera infravermelho atrás do volante para acompanhar os olhos do motorista. Caso veja que o mesmo não responde, o sistema de condução semiautônoma se encarrega de parar o carro no acostamento, ligar o pisca-alerta e ativar o freio de estacionamento.
Versões com mecânica híbrida plug-in ainda terão o chamado “Baby Mode”, um modo de condução que deixam as acelerações mais suaves que ajudariam a garantir o conforto dos bebês a bordo.
Motores do Hyundai Tucson 2025
Nos Estados Unidos, o Hyundai Tucson ainda continuará com uma opção de motor 2.5 aspirado com 190 cv e câmbio automático de oito marchas, que pode ter opção de tração dianteira ou 4×4. Mas essa não é uma mecânica que faz sentido para o Brasil.
O novo Tucson será um dos carros que participarão da ofensiva da Hyundai entre os SUVs híbridos, junto com a nova geração do Kona. As versões híbrida e híbrida plug-in são as que têm grandes chances de chegarem ao Brasil e ambas dependem do motor 1.6 turbo semelhante ao usado pelo velho Tucson ainda à venda no Brasil. Mas ambos têm tração integral.
O Tucson Hybrid recebeu um novo motor elétrico de 65 cv (antes tinha 60 cv), que é alimentado por uma bateria de 1,49 kWh, e garante uma entrega de potência máxima de 234 cv. Já o Tucson Plug-In Hybrid tem motor elétrico de 98 cv (eram 91 cv antes) e uma bateria de 13,8 kWh que pode ser recarregada por fonte externa. Tem câmbio automático de seis marchas e potência combinada de 271 cv.
Nos Estados Unidos e na Europa, as vendas do Hyundai Tucson 2025 começarão no meio do ano.