Há anos a General Motors sonha em vender carros da Cadillac oficialmente no Brasil. Durante o Salão do Automóvel de São Paulo de 2012, o então presidente da fabricante no Brasil, Jaime Ardilla, declarou que a empresa estudava trazer sua marca de luxo ao país, o que nunca aconteceu. Dez anos depois, em 2022, quando a empresa começou a lançar seus elétricos, o assunto continuava vivo.
O fato é que a General Motos ainda tem esperança e está analisando a possibilidade de vender os carros da Cadillac no mercado brasileiro de forma oficial.
É o que revela o site GM Authority, citando fontes envolvidas no assunto. O plano ainda não está completo, mas a ideia seria trazer o elétrico Escalade IQ na versão normal e a estendida IQL, o SUV Lyriq e até mesmo uma variante do Escalade com motor a combustão. QUATRO RODAS publicou algumas reportagens a respeito, inclusive citando o Escalade IQ e o Lyriq como parte da possível estratégia para o Brasil.
Em 2022, a fabricante disse oficialmente que buscava diversificar os seus produtos na América do Sul, principalmente com a adoção da plataforma Ultium para carros elétricos. A chegada dos Chevrolet Blazer EV e Equinox EV ajuda nesta missão, por serem feitos com a mesma arquitetura.
Esta diversificação ajudaria bastante a GM a conseguir vender carros com um preço muito mais alto, algo que tem sido um problema há tempos. Poucos modelos no topo da linha da empresa vendem bem o suficiente. A Cadillac tem um essa percepção de marca premium mesmo no Brasil, com algumas pessoas importando os veículos de forma independente.
Trazer o Escalade e o Lyriq não seria por acaso. O Escalade é um carro emblemático da marca e costuma ser o escolhido por quem faz a importação independente. Agora com uma versão elétrica de 760 cv e 108,5 kgfm, poderia se posicionar bem como uma opção no segmento de luxo. Apesar de ser produzido nos Estados Unidos, os impostos extras não seriam um problema tão grande para um veículo deste tipo.
Já o Lyriq pode se posicionar como uma opção mais barata, não só por ser menor do que o Escalade, mas também por ser produzido no México, aproveitando o acordo comercial para evitar o imposto de importação. Será importante para gerar volume de vendas e começar a conquistar os clientes que normalmente comprariam carros da Audi, BMW ou Mercedes-Benz.
Mesmo que a General Motors tome uma decisão agora, o lançamento levará um tempo. Os executivos terão que pensar em como criar a rede de concessionárias separada da Chevrolet, para não afetar a imagem da marca – da mesma forma que a Toyota faz com a Lexus. O desempenho da Lexus pode ser um dos motivos pelos quais a GM é tão cautelosa, considerando que a marca japonesa nunca conseguiu decolar no país.
O Cadillac Escalade é vendido nos Estados Unidos com três opções de motorização. Pode utilizar um 6.2 V8 aspirado de 426 cv, um 6.2 V8 supercharged de 691 cv ou o 3.0 de seis cilindros que gera 281 cv. Seria o maior SUV da GM no país, medindo 5,38 metros de comprimento, enquanto o Chevrolet Trailblazer mede 4,88 m.
Prestes a iniciar a produção em Detroit (EUA), o Escalade IQ é ainda maior, alcançando os 5,69 m de comprimento. No lançamento, terá apenas uma versão equipada com dois motores elétricos e de tração integral, contando com 690 cv, chegando a 760 cv no modo Velocity Max. A bateria ultrapassa os 200 kWh, permitindo que tenha uma autonomia estimada em 720 km.
Já o Lyriq é um pouco menor, com 4,99 m de comprimento e é um “primo rico” do Blazer EV. É o primeiro carro elétrico da Cadillac, também produzido com a plataforma Ultium e posicionado como um SUV grande. Sua bateria de 100,4 kWh entrega uma autonomia de 505 km na versão de tração traseira e 494 km na variante de tração integral, segundo o teste oficial nos EUA. São 345 cv na versão de motor único e 510 cv na opção com dois motores.