Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Ford Ranger diesel será trocada por versão híbrida plug-in na Europa

Motor 2.0 turbodiesel será descontinuado na Europa no final do ano para dar lugar a versão híbrida plug-in que roda 50 km como elétrica

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
2 jul 2025, 10h12
Ford Ranger Stormtrack PHEV
Nova Ford Ranger Stormtrack PHEV (híbrida plug-in) (Divulgação/Ford)
Continua após publicidade

As fabricantes vêm anunciado com recorrência a sobrevida dos motores a combustão por mais tempo do que imaginavam antes. Mas, na Europa, essa decisão diz respeito aos motores a gasolina, pois os motores a diesel estão perdendo cada vez mais espaço por conta do endurecimento das leis de emissões. Essa mudança está chegando às picapes médias, pois a Ford Ranger está prestes de perder os motores diesel por lá. 

Alguns Ford vendidos na Europa, como o Kuga, já não têm opção de motores a diesel. A Ford Ranger ainda tem como opção o 2.0 EcoBlue, turbodiesel com 170 cv, mas ela será substituída pela nova Ranger PHEV, com mecânica híbrida plug-in.

Ford-Ranger-Stormtrack-PHEV (3)
Ford Ranger Stormtrack PHEV (Divulgação/Ford)

Um porta-voz da Ford teria confirmado ao site Professional Van que a Ford Ranger PHEV servirá essencialmente como substituta da Ranger 2.0 turbodiesel na Europa quando esta sair de linha, no início de 2026. É possível que o motor V6 3.0 turbodiesel seja mantido à venda, assim como o motor 2.3 Ecoboost a gasolina. 

Continua após a publicidade

A Ford Ranger PHEV usa justamente o motor 2.3 EcoBoost a gasolina em conjunto com um motor elétrico de 102 cv localizado dentro da transmissão. A potência combinada é de 281 cv e o torque chega aos 70,3 kgfm, superando a Ranger V6 turbodiesel.

Ford Ranger Stormtrack PHEV
Ford Ranger Stormtrack PHEV (Divulgação/Ford)

Sua principal vantagem é técnica: como o motor elétrico está posicionado antes do câmbio automático de 10 marchas, o sistema de tração 4×4 é praticamente o mesmo, totalmente mecânico. Com isso, o motor elétrico é capaz de ter seu torque imediato distribuído para todas as rodas. De acordo com a Ford, esse sistema “diminui a complexidade do trem de força” e tem a mesma capacidade máxima de carga útil e reboque, embora custe cerca de US$ 3.000 mais caro.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

A Ranger PHEV pode rodar até 50 km apenas no modo elétrico. A responsável por isso é uma bateria de 11,8 kWh. O tempo de carregamento é de menos de quatro horas, de acordo com a Ford. A autonomia combinada ainda não foi divulgada.

Ford Ranger Stormtrack PHEV
Ford Ranger Stormtrack PHEV (Divulgação/Ford)

O ponto mais crítico para a Ford Ranger na Europa é que o motor 2.0 turbodiesel é bastante popular e está presente desde a versão básica XL até a Raptor. Mas, com as metas médias de emissões da frota da União Europeia ficando mais severas, a Ford prefere tirar o motor de linha em vez de pagar multas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 10,99/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.