Ford F-150 elétrica em testes provoca bagunça no trânsito de cidade baiana
Placa verde entrega que a própria Ford trouxe a F-150 Lightning para testes na Bahia; função do modelo, porém, é misteriosa
É questão de dias para que a Ford entregue as primeiras unidades da F-150 para compradores brasileiros. Equipadas com motor V8 5.0 de 405 cv, as F-150 a gasolina, entretanto, não são as únicas unidades da picape grande que a marca trouxe ao Brasil.
Nesta terça-feira (4), as ruas da região metropolitana de Salvador (BA) viveram um momento curioso, quando uma F-150 Lightning, elétrica, em testes, teve uma pane geral e precisou ser removida de plataforma para instalações da Ford.
O problema ocorreu próximo ao Parque Shopping, na cidade de Lauro de Freitas, a apenas alguns quilômetros de onde a norte-americana ainda mantém algumas instalações. Não sabemos o motivo da pane, mas a necessidade de retirar a picape elétrica em plena esquina provocou um engarrafamento de centenas de metros, registrado pelo leitor Filipe Vivas (veja o vídeo abaixo).
O que a F-150 elétrica está fazendo no Brasil?
Na ocasião do lançamento da F-150 a gasolina no Brasil, o vice-presidente da Ford América do Sul, Rogelio Goldfarb, descartou o lançamento da variante elétrica no país — ao menos em um futuro próximo.
Também com base nisso, seria até possível especular que essa F-150 Lightning poderia ter chegado por meio de importação independente. A placa verde, entretanto, mostra que a unidade é da Ford, e vem sendo usada para algum desenvolvimento interno. Não podemos descartar também um possível blefe por parte da marca, que pode ter planos de lançamento por aqui, mas ainda não quer entregar o jogo.
Desde que a fábrica de Camaçari (BA), na mesma região, foi fechada no início de 2021, alguns funcionários se dedicam a projetos do exterior; entre eles, desenvolvimento de modelos esportivos.
A F-150 Lightning da foto corresponde à versão topo de linha, Platinum, que nos EUA custa mais de US$ 100.000. Por esse preço, a picape oferece tração integral com uso de um motor em cada eixo, totalizando 571 cv e 107,1 kgfm. A bateria de imensos 131 kWh são suficientes para 480 km de alcance, em ciclo EPA.
Em fevereiro, uma versão altamente esportiva da elétrica foi anunciada pela Ford, ainda que sem maiores detalhes. É provável que tenha potência superior a 1.000 cv e seja destinada para exibições fechada, ainda que uma versão Raptor, de série, siga especulada.
Até o momento, a Ford não respondeu ao questionamento de QUATRO RODAS sobre a função da F-150 Lightning que é testada em solo baiano.