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Flagra: os segredos do Polo Track para se tornar VW mais barato do Brasil

Com lançamento previsto para 2023, nova versão de entrada do Polo manterá visual antigo e não terá versão automática

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
6 jun 2022, 15h52

Com Gol e Voyage saindo de linha até o fim de 2022, caberá ao novo Polo Track o título de carro mais barato da Volkswagen no Brasil. A nova versão do hatch compacto tem lançamento já confirmado para 2023.

O VW Polo Track será algo como uma versão versão simplificada, ao mesmo tempo que tentará evocar alguma robustez ao modelo com discretos elementos visuais. Isso porque ele aproveitará muito do visual do Polo atual, conforme revelam as fotos feitas pelo colega Eduardo Campilongo na Rodovia Carvalho Pinto, em São Paulo.

Os faróis, com máscara negra, aparentam ter elementos internos diferentes. O para-choque dianteiro tem novo desenho, já adiantado por teaser divulgado pela fabricante, e as fotos também confirmam que a grade e a tomada de ar inferior são completamente diferentes das atuais, com trama em forma de colmeia.

Volkswagen Polo Track 2023
(Eduardo Campilongo/Quatro Rodas)

Esta também será a primeira vez que o VW Polo desta geração será vendido sem pintura nas maçanetas e na capa dos retrovisores, que hoje são de série no Polo 1.0 MPI. O conjunto de rodas aro 15 com calotas (com novo desenho) permanece.

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Volkswagen Polo Track 2023
(Eduardo Campilongo/Quatro Rodas)

Na traseira o maior destaque estará nas lanternas, que mantêm o formato atual mas passam a ter coloração escurecida. A parte inferior do para-choque, hoje uma peça plana de plástico preto, passará a ter relevos para evocar algo aventureiro levem, como o nome Track (que já foi usado por Gol, Fox e Up! no passado) sugere.

Polo Track 2023
Polo Track 2023 (Divulgação/Volkswagen)

Quanto a mecânica, o Polo Track será vendido tanto com o três-cilindros 1.0 aspirado de 84 cv e 10,4 kgfm quanto com o 1.0 TSI recuperado do Up! TSI, com aproximadamente 105 cv e 17 kgfm, pois terá ajustes específicos para o Polo e para cumprir com as exigências do Proconve L7. Ambos serão combinados com câmbio manual de cinco marchas. Todos os Polo 1.6 saíram de linha no lançamento da linha 2022.

Um carro, duas famílias

Volkswagen Polo Track 2023
Ao fundo, um Polo Highline atual (Eduardo Campilongo/Quatro Rodas)

Antes mesmo do Polo Track ser lançado, ainda em 2022, a Volkswagen lança os Polo e Virtus 2023. Estes dois terão reestilização mais profunda e seguirão como uma linha à parte, sempre nas versões Comfortline e Highline com motor 1.0 TSI (128 cv e 20,4 kgfm) e câmbio automático de seis marchas, ou na versão esportiva GTS, com motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm, com o mesmo cãmbio automático.

Volkswagen Polo 2022 EURO Life Style R-Line
(Divulgação/Volkswagen)

A diferença será tamanha que os Polo e Virtus mais caros seguirão com produção em São Bernardo do Campo (SP), enquanto o Polo Track será fabricado em Taubaté (SP), a fábrica que fora responsável pela fabricação do Up!, produz Gol, Voyage e Saveiro, e que acaba de ser atualizada para fabricar carros com a plataforma modular MQB.

Volkswagen Polo 2022 EURO Life Style R-Line
Traseira do novo Polo 2022, em sua versão R-Line vendida na Europa. Modelo brasileiro não terá prolongamento na tampa (Divulgação/Volkswagen)

Essa distinção entre as fábricas faz sentido porque os Polo e Virtus mais caros também terão equipamentos mais sofisticados, como frenagem autônoma de emergência e seis airbags. O Polo Track seguiria com os quatro airbags atuais e, sendo tratado como um produto à parte, não interferiria na nota das versões mais caras no Latin NCAP.

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