Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

SUV mais barato da VW, Tera poderá ameaçar Renault Kardian e Fiat Pulse

Novo Volkswagen Tera estreia em 2025 com muitos recursos de design para não ser visto como um hatch aventureiro

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 nov 2024, 19h13 - Publicado em 4 set 2024, 14h00
Volkswagen A0 SUV
 (Rodrigo Zaratin/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A Volkswagen está intensificando os testes com seu mais novo SUV de entrada, o VW Tera. Será uma alternativa mais barata aos T-Cross e Nivus (que será reestilizado ainda neste ano) para reforçar a rivalidade com Fiat Pulse, Renault Kardian e o futuro SUV do Onix.

Desta forma, aparenta estar se formando um segundo escalão no segmento de SUVs compactos. São modelos com uma relação mais estreita com os hatches das respectivas marcas, mas com alterações técnicas mais robustas do que aquelas vistas nos antigos hatches aventureiros.

Volkswagen A0 SUV
(Rodrigo Zaratin/Quatro Rodas)

O VW Tera não é muito diferente disso. A diferença é que a base do seu projeto foi o Skoda Fabia, um primo do VW Polo que emprestará algumas peças e ajudará, inclusive, a ser maior que o Polo.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Há, inclusive, uma versão Skoda do mesmo projeto sendo desenvolvida para o mercado indiano e com diferenças significativas na traseira para ficar abaixo dos 4m de comprimento, por conta da legislação local.

Volkswagen A0 SUV
(Rodrigo Zaratin/Quatro Rodas)

Isso porque o SUV Tera terá dimensões próximas do Fabia, um hatch com 4,10 m de comprimento (mais que os 4,05 m do Polo) e os mesmos 2,56 m de entre-eixos do Polo e do Nivus, também baseados na plataforma MQB A0. Por isso, também não terá um grande porta-malas como o Nivus (que tem 4,26 m de comprimento).

Continua após a publicidade
SUV compacto do projeto VW246 aproveitará partes do Skoda Fabia
Novo SUV compacto aproveitará partes do Skoda Fabia (Divulgação/Skoda)

O flagra do leitor Rodrigo Zaratin, feito na região de Taubaté (SP), mostra como o VW Tera tem uma coluna C grande e para-lamas largos nessa região para acompanhar a linha de cintura ascendente. Este é um recurso de design também usado pelos rivais para ter porte.

skoda_fabia
(Divulgação/Skoda)
Continua após a publicidade
Volkswagen A0 SUV
(Rodrigo Zaratin/Quatro Rodas)

Outro recurso é o vidro traseiro menor e em posição mais elevada, a tampa do porta-malas menor e o para-choque traseiro mais elevado. Lanternas e faróis interligados por barra de leds entram na decoração, seguindo o estilo dos outros VW mais recentes.

Continua após a publicidade

O local dos testes não surpreende: o Tera será fabricado na unidade de Taubaté ao lado das versões mais baratas do Polo no início de 2025.

skoda_fabia
Painel do Skoda Fabia tem estilo interessante e pode ser aproveitado como base para novo SUV (Divulgação/Skoda)

Um ponto importante é que, desde o início, o projeto está adaptado para os planos de híbrido flex da marca, mas com um motor elétrico menor, num arranjo híbrido leve. Contudo, os motores mais cotados para o lançamento é o 170 TSI, o 1.0 turbo com 116 cv e 16,8 kgfm já presente no Polo.

Em termos de preço, a Volkswagen deve ser agressiva, posicionando o Tera como seu utilitário esportivo mais barato à venda. Ocuparia uma faixa entre os R$ 100.000 e R$ 120.000, ocupando exatamente a lacuna entre os Polo e T-Cross.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.