Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Semana do Cliente: Revista em casa por 9,90

Chevrolet Onix será trocado por SUV cupê com plataforma e motor do Hyundai HB20

Projeto mais audacioso da parceria entre GM e Hyundai tem lançamento previsto só para o final da década e vai tirar o Onix de linha

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 15 set 2025, 11h45 - Publicado em 15 set 2025, 11h33
Ilustração de como poderia ser o fastback da Chevrolet, previsto para 2030
Ilustração de como poderia ser o fastback da Chevrolet, previsto para 2030 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A parceria entre a General Motors e a Hyundai ainda é recente, mas os planos são audaciosos e já estão definidos. O objetivo das duas empresas é trocar plataformas de forma a viabilizar o lançamento de novos carros com economia de escala, mas isso provocará uma reviravolta na gama de produtos da Chevrolet no final desta década.

O maior impacto desta parceria será visto na família Onix: o acordo entre as duas empresas só contempla um automóvel compacto e um SUV compacto – os outros são picapes e van. É um indício de que a existência das duas carrocerias do Onix, hatch e sedã, estão em xeque. Ne verdade, nenhum dos dois Onix terá uma nova geração.

Tanto o Onix hatch quanto o sedã tendem a sair de linha por volta de 2030, reforçando uma estratégia da Chevrolet de se voltar para os SUVs – ou algo próximo disso. O que a GM está preparando para o lugar deles é um SUV cupê, ou um “Fastback da Chevrolet”.

Trocando em miúdos, este novo Chevrolet será um SUV compacto em termos de altura de suspensão e espaço interno, mas que aproveitará o caimento do teto mais acentuado para garantir um porta-malas com capacidade equivalente à de um sedã compacto.

Onix Hatch e Onix Plus sedã 2026 (2)
Onix Hatch e Onix Plus 2026 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

O novo Chevrolet será trabalhado como concorrente para os VW Nivus e Fiat Fastback, ou mesmo seus sucessores. Afinal, é um carro com lançamento previsto só para 2030.

Este será o projeto mais audacioso desta primeira fase da parceria entre Hyundai e GM, pois este carro inédito será mas desenvolvido a partir da plataforma da nova geração do Hyundai HB20 e também terá motor e câmbio fabricados pela empresa sul-coreana – possivelmente com algum nível de eletrificação.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Este carro nem sequer está totalmente incluído no atual plano de investimentos da GM no Brasil, que prevê um aporte de R$ 7 bilhões de 2024 a 2028.

Toda a carroceria e interior do carro serão exclusivos da Chevrolet. O compartilhamento será da base técnica e de componentes, mas a produção será totalmente independente. O novo Hyundai HB20, previsto para 2027, seguirá com produção em Piracicaba (SP). O SUV cupê da Chevrolet, porém, ocupará a fábrica da GM em Gravataí (RS), que produz os Onix atualmente.

Ainda existe a possibilidade da Chevrolet manter alguma versão básica dos Onix hatch e sedã em linha, dependendo da demanda do mercado por carros mais básicos e baratos daqui a cinco anos.

Continua após a publicidade

O próximo carro de entrada da Chevrolet

Novo SUV da Chevrolet em testes
(Gustavo Carnib/Quatro Rodas)

Neste momento, a Chevrolet trabalha no desenvolvimento do último carro inédito derivado da plataforma GEM, inaugurada pela atual geração do Onix em 2019. Trata-se de um SUV compacto de entrada bem nos moldes do Fiat Pulse e VW Tera, o Projeto Carbon, que será lançado no início de 2026. 

Pelos flagras do carro em teste e pelo teaser divulgado pela própria Chevrolet, este novo carro será algo como um Onix com rodas maiores e seu design é inspirado no Equinox EV. Nos próximos anos, sua missão será preencher a lacuna de preços entre o Onix e o Tracker, tal e qual seus concorrentes fizeram em suas respectivas marcas.

Continua após a publicidade

SUV do Onix Carbon 2026

Lá na frente, o Onix sairá de linha e restará apenas este novo modelo com aspecto mais robusto. Neste momento, ele seria simplificado e ganharia versões mais acessíveis, seguindo um pouco o princípio do Volkswagen Polo Track.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ÚLTIMA SEMANA

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$5,99/mês.