Engenheiros e técnicos do grupo Stellantis vêm desenvolvendo um carro cuja ambição é nada menos que “matar” (nessas palavras) o VW T-Cross. Essa missão caberá ao novo Peugeot 2008, que será fabricado na Argentina com modificações – e evoluções – importantes.
A novidade mais evidente é o visual, bem alinhado aos novos modelos globais da marca. Por si só, é um avanço considerável do SUV, que, no Brasil, vem requentando o desenho de quase dez anos atrás. Na França, o Peugeot 2008 custa até 30.000 euros (aproximadamente R$ 160.000). Nessa faixa, certamente, seria pouco competitivo por aqui.
Portanto, haverá simplificações para os mercados mais pobres – nesse caso, os sul-americanos. A principal delas é o trem de força, que perderá o 1.2 turbo europeu para dar lugar ao 1.0 turboflex do Fiat Pulse.
Produzido em larga escala no complexo de Betim (MG), o três-cilindros será um primeiro passo para reduzir o preço do utilitário, assim como a adoção do câmbio CVT. O uso do álcool e um eficiente trabalho de engenharia permitirão que o 2008 argentino deva pouco em performance: 130 cv e 20,4 kgfm, contra 132 cv e 23,4 kgfm do “primo rico”.
O novo Peugeot 2008 pode ganhar versões mais baratas, com economia em rodas de aço e decoração interna, por exemplo. A tendência é que descubramos tudo no final de 2023, quando o SUV deve ser lançado.