A Volkswagen escolheu o Salão do Automóvel de Los Angeles para apresentar seu novo conceito, o ID. Space Vizzion.
A opção dos EUA como país de lançamento surpreendeu. Isso porque o ID Space é uma perua, segmento que está em decadência no país – assim como no Brasil.
Talvez a ideia seja justamente (tomara) fazer o consumidor americano retomar o interesse pelas peruas.
Entretanto, o protótipo não é uma singela station wagon. O ID Space Vizzion tem motorização elétrica e visual moderno, com pequenas aberturas no para-choque dianteiro, que se confundem com nichos do conjunto óptico, seguindo a tendência da família ID.
A perua é equipada com um conjunto de baterias de 82 kWh alocado no eixo traseiro, que confere uma autonomia de 560 km ao modelo e uma potência de 279 cv.
No entanto, a VW adiantou que pode colocar um segundo motor elétrico no eixo dianteiro, o que deixaria o carro com 360 cv de potência.
Ainda no exterior, o protótipo dispensa as maçanetas das portas e do porta malas, que se abrem automaticamente quando o motorista ou passageiro tocar uma superfície iluminada da carroceria.
Os faróis são LED Matrix, e o carro ainda tem linhas iluminadas em LED na frente e nas laterais.
O interior conta com uma pequena tela a frente do motorista e um display de 15,6″ sensível ao toque que entregam ao motorista todas informações necessárias. O acabamento é em poliuretano e casca de maçã.
O conceito deve servir de base para um possível novo modelo de produção voltado para o continente europeu, justamente onde o segmento das peruas ainda resiste.
Segundo a VW, este novo modelo elétrico começará a ser produzido em 2021.
Volkswagen também lançou o Atlas Cross Sport
O Salão de Los Angeles também serviu de palco para a apresentação oficial do Atlas Cross Sport.
O SUV cupê é projetado sobre a plataforma MQB – mesma do Golf e Tiguan – e conta com 4,97 m de comprimento, 1,99 m de largura e 1,71 de altura. A distância entre-eixos é igual ao do VW Atlas convencional, 2,97 m.
Sob o capô, são duas opções diferentes de motorização: a primeira é com um motor V6 3.6 de 280 cavalos.
A outra opção conta com um motor 2.0 TSI de quatro-cilindros turbo-alimentado com injeção direta e 238 cv, o mesmo propulsor do Golf GTI, com um pouco mais de potência.
Os dois propulsores são acoplados a um câmbio automático de oito velocidades.