Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Toyota Century: o luxuoso sedã da família imperial japonesa

Ícone da indústria local, sedã é o preferido de empresários e autoridades há décadas

Por Zeca Chaves, de Tóquio (Japão), com Vitor Matsubara
Atualizado em 26 out 2017, 18h09 - Publicado em 26 out 2017, 17h25
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Toyota Century
    Design conservador e muito luxo: a terceira geração do Century é uma das atrações da Toyota em Tóquio (Zeca Chaves/Quatro Rodas)

    Quando falamos em Toyota, logo pensamos em modelos como Corolla, Prius e Hilux. Porém, o Century é um dos modelos mais concorridos no estande da marca, já que o sedã é um ícone para os japoneses.

    A Toyota está lançando a terceira geração do clássico que é considerado uma espécie de Rolls-Royce japonês. Apesar de esta ser sua terceira reedição, o Century já está nas ruas há cinco décadas.

     

    Toyota Century 2

    Grade larga e faróis retangulares estão presentes desde a primeira geraçãoPrimeiro carro de luxo projetado no Japão, o sedã nasceu em 1967. Seu nome faz alusão ao centenário de Sakichi Toyoda, fundador da empresa falecido em outubro de 1930.

    A semelhança com os tradicionais sedãs norte-americanos daquela época não era por acaso: sua missão era substitui-los na garagem das autoridades e empresários japoneses.

    Toyota Century 4

    Continua após a publicidade

    Rodas de liga leve raiadas lembram as antigas gerações do sedãTodos os detalhes evidenciam que o sedã é um capítulo à parte na linha Toyota. O tradicional logotipo estilizado da empresa foi substituído por uma fênix – o símbolo da família imperial.

    Toyota-Century-5
    Logotipo da Toyota foi substituído pela fênix, símbolo da família do Imperador (Zeca Chaves/Quatro Rodas)

    Sua produção é limitadíssima: apenas 50 unidades são feitas por mês. Um artesão inspeciona todas as etapas da produção. Um tratamento especial na pintura exige várias etapas de lixamento e polimento para obter o efeito espelhado desejado.

    O projeto tem algumas peculiaridades. O piso do veículo foi rebaixado para facilitar o acesso de idosos e mulheres vestidas com quimonos. Não há revestimento de couro nos bancos, pois os clientes preferem sentir o toque do tecido em lã de primeira qualidade.

    Continua após a publicidade
    Toyota Century Interior 1
    Central multimídia: um toque de modernidade no conservador sedã (Toyota/Divulgação)
    Toyota Century Interior 2
    Bancos individuais tem massageadores e ajustes elétricos (Toyota/Divulgação)
    Toyota Century Interior 3
    Sobram comodidades para quem viaja atrás (Toyota/Divulgação)

    Debaixo do capô, o Century agora usa um V8 5.0 com injeção direta de combustível e tecnologia híbrida. A potência é de 394 cv, mas a Toyota não divulgou informações sobre a parte mecânica, nem dados de desempenho. Seu lançamento está programado para 2018.

    Toyota Century 3
    Estilo sóbrio lembra os modelos da Rolls-Royce (Zeca Chaves/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Luxo e sobriedade: as marcas do carro do imperador

    É difícil encontrar diferenças entre as três gerações do Century. Seu design sempre foi excessivamente conservador. A larga grade cromada tem a companhia de faróis retangulares. As formas retas já viraram marca registrada do sedã, assim como os apliques cromados em volta das janelas.

    Toyota Century 1967
    Nome homenageava o centenário do fundador da Toyota (Toyota/Divulgação)

    Tamanho nunca foi problema desde a primeira geração. Eram 5,12 metros de comprimento, 1,89 metro de largura, 1,45 metro de altura e 2,86 metros de distância entre-eixos.

    Curiosamente, os espelhos retrovisores fixados quase em cima dos para-lamas dianteiros (uma peculiaridade de vários projetos japoneses dos anos 60 e 70) só foram movidos para o lugar convencional no fim dos anos 2000.

    O motor 3.0 V8 tinha comando de válvulas no bloco e câmaras de combustão hemisféricas. Com 150 cv e torque máximo de 24 mkgf, o carro atingia a velocidade máxima de 170 km/h.

    Continua após a publicidade

    O câmbio era automático de três marchas e a suspensão era independente na dianteira e com eixo rígido atrás, sempre com calibragem priorizando o conforto.

    Toyota Century 1982
    Interior nunca teve couro; a Toyota diz que seus donos preferem revestimento em lã (reprodução/Internet)

    Durante os 50 anos de vida do modelo, o Century recebeu novas motorizações (como um V8 3.4 de 170 cv, posteriormente substituído por um V8 4.0 com injeção eletrônica em meados dos anos 90) e freios a disco no lugar dos tambores.

    O design foi discretamente atualizado, tomando sempre o cuidado de não desagradar quem apreciava seu estilo conservador. Em 1991, o Century ganhou uma versão 15 cm maior e havia ainda a opção de uma limousine com 5,77 metros de comprimento e entre-eixos de 3,51 metros.

    Dois anos mais tarde, o sedã ganhou airbag para o motorista e uma nova reestilização.

    Continua após a publicidade
    Toyota Century 1997
    Espelhos retrovisores acima dos para-lamas só mudaram de lugar no fim dos anos 2000 (Toyota/Divulgação)

    A segunda geração surgiu em 1997, e os mais desavisados nem notaram as diferenças. As maiores alterações foram realizadas do lado de dentro, especialmente para quem viaja atrás.

    Masseageadores, cortinas nas janelas e banco dianteiro direito rebatível eram oferecidos de série. O Century tinha até o sofisticado mecanismo de sucção das portas, até hoje um item oferecido apenas nos modelos mais luxuosos das marcas europeias.

    O motor era um V12 5.0 associado à tração traseira – configuração inédita em um carro japonês. Equipado com duplo comando nos cabeçotes, o conjunto tinha apenas 280 cv e 46 mkgf, associado à transmissão automática de cinco marchas.

    O sistema de freios trazia discos ventilados nas quatro rodas com função antitravamento (ABS) e a suspensão traseira virou independente.

    Em 2005, o sedã ganhava uma caixa automática de seis marchas e o motor passou a poluir menos. No ano seguinte, o Century se tornaria o carro oficial do Imperador Akihito – que antes se locomovia a bordo de um Nissan Prince Royal 1967.

    Toyota Century Royal
    Feito exclusivamente para o Imperador, o Century Royal tem 6,15 m de comprimento (Toyota/Divulgação)

    O Century Royal foi especialmente desenvolvido para Sua Majestade, oferecendo oito lugares distribuídos por 6,15 metros de comprimento, portas traseiras com abertura em sentido invertido e suspensão com molas pneumáticas.

    Atualmente, o sedã ainda é o carro oficial do Imperador em seus compromissos oficiais.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.