O Salão do Automóvel do jeito que conhecemos não existirá mais. Segundo Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea , é hora de “mudar o chip” para um novo formato do evento, que acontecerá no Autódromo de Interlagos, ao ar livre. Será um evento menos contemplativo e com mais experiências: a promessa é chegar a cerca de 100.000 test drives.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Se o formato muda, o nome também acompanha os novos tempos. A partir de agora o evento se chamará São Paulo Motor Experience. Moraes conta que a inspiração para as mudanças veio de eventos de fora, como no CES Las Vegas, o maior evento de tecnologia do mundo.
A ideia vem sendo trabalhada há algum tempo. O presidente da Anfavea disse, em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (7), que já trabalham nessa reformulação há três anos e promete diversas novidades, entre elas, uma interação maior com o público.
“O evento não será estático. […] consideramos a hipótese de mais de 100.000 test drives na pista, com testes off-road, exposições de veículos, exposição de novas tecnologias, desfiles, exposição de carros antigos, eventos, painéis, debates, shows e atrações para toda a família”, conta o presidente da Anfavea.
Além da mudança de formato e nome, não tivemos informações sobre quem participará ou quando irá ocorrer o evento. O site Automotive Business, confirmou no último mês que o São Paulo Motor Experience já tem seis montadoras confirmadas. A única que deu certeza publicamente até agora foi a BMW. Chevrolet e Toyota disseram que não participarão. Quanto às outras, ainda é um mistério. O site também confirma a data: de 6 a 14 de agosto.
Conta-se nos bastidores que, em vez de estandes, as fabricantes teriam áreas próprias e ocupariam boxes do autódromo com os carros destinados às experiências de test drives. Outras áreas do complexo seriam utilizadas para atividades e dinâmicas com carros, seja no on-road ou no off-road.
O Salão do Automóvel de São Paulo ocorre desde 1960 e é a primeira vez que tem seu nome alterado. O evento não acontece desde 2018, já que a edição de 2020 precisou ser cancelada pela pandemia do COVID 19.