Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Salão de Pequim tem clones de Fiat, Land Rover e até Mercedes

"Inspirações" são vistas em logotipos, carroceria, tipografia e até no painel dos veículos de marcas chinesas

Por Henrique Rodriguez, de Pequim
Atualizado em 28 mar 2024, 08h18 - Publicado em 26 abr 2018, 17h08
  • Seguir materia Seguindo materia
  • BAIC BJ80
    BAIC BJ80 é uma cópia até bem feita do G 63 6X6 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    O Salão de Pequim deste ano deixa claro que as fabricantes chinesas vivem um momento de autoafirmação no mercado global.

    Boa parte das marcas trabalharam o design e a qualidade de seus carros ao longo da última década.

    Contudo, enquanto algumas empresas investem em uma identidade própria e coesa em sua linha, outras ainda apelam para a – prepare-se para as aspas aéreas – “inspiração” em carros e nomes já renomados e conhecidos.

    Hanteng
    Parece o logo da Fiat, mas é da Hanteng (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Sim, marcas. O logotipo da ilustre desconhecida Hanteng tem moldura cromada e fundo vermelho idênticos ao logo da Fiat, mas em vez do nome da marca tem um cavalo saltando – e não empinando, como na Ferrari, ou correndo, como no logo do Ford Mustang.

    Hanteng
    Chinesa coloca fundo azul nas versões elétricas (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Vale o adendo: a Hanteng coloca logo com fundo azul em seus elétricos.

    O pequeno elétrico ORA R1, da Great Wall, parte de uma nova submarca de carros elétricos acessíveis, é resultado de uma busca por elétricos de baixo custo.

    Ora R1
    A forma como o ORA R1 mostra suas cores remete aos Smart (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
    Salão de Pequim tem clones de Fiat, Land Rover e até Mercedes
    Frente, porém, é inspirada em conceito da Honda (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    A coluna C, o para-lamas traseiro e o teto pintado de branco dão o aspecto de um Smart ForTwo de nova geração, mas a frente chata com faróis redondos vem do Honda Urban EV concept.

    Continua após a publicidade
    Aeolus A9
    O Aeolus A9 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    O Dongfeng Aeolus A9 tem linhas limpas com muito a ver com os sedãs da Volkswagen, em especial o antigo Passat.

    Mas, na prática, é uma leitura da própria marca do Citroën C5: ele usa a mesma plataforma, PF3, pois compartilha a linha de montagem com o sedã francês.

    Afinal, a Dongfeng é a maior parceira e até investidora da Citröen na China.

    Roewe Marvel X
    O Roewe Marvel X tem design atraente (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade
    Roewe Marvel X
    Mas a traseira tem logos nas mesmas posições e fontes de um Cayenne (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    A Porsche já sofreu com clones mais descarados. Hoje, é a disposição e grafia dos seus logos que são homenageados pelas fabricantes chinesas. É o que se vê no belo Roewe Marvel X e no SUV elétrico T300EV da Zotye Auto.

    Zotie T300EV
    Escrita da marca na tampa traseira é inspirada nos Porsche (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    O Changan CS95 mistura duas famílias de carros da Land Rover. Os faróis, o capô longo, o porte e caimento do teto remetem ao Range Rover Sport, mas a coluna C inclinada para a frente é traço marcante da atual família Discovery.

    Esta não é a primeira vez que a Changan copia um Land Rover.

    Continua após a publicidade
    CHANGAN CS95
    O CS95 mistura os carros da Land Rover (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Mais ousada ainda foi a BAIC. Pôs lado a lado o BJ40L, sua interpretação do Jeep Wrangler, e o BJ80 6X6, cópia fiel do Mercedes Classe G 63 6X6.

    BAIC BJ40L
    BAIC BJ40L é o clone do Wrangler (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Não foi só no design interno e externo, e no esquema de tração nos três eixos que copiaram: o barulho metálico do fechamento das portas é idêntico.

    BAIC BJ80
    BAIC BJ80 é uma cópia até bem feita do G 63 6X6 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    O conjunto mecânico é muito diferente. A picape é híbrida: tem motor 2.3 turbo a gasolina aproveitado da SAAB (que teve seu capital intelectual comprado pela BAIC) com 250 cv e 35,7 mkgf de torque e um motor elétrico sem potência especificada.

    Continua após a publicidade

    Ainda assim, ficará bem distante do V8 de 5,5 litros biturbo de 544 cavalos e 77,5 mkgf do modelo original.

    BAIC BJ80
    Interior do BAIC BJ80 lembra o Mercedes Classe G original (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    A melhor parte da história: a BAIC é parceira da Mercedes na China desde 2005 e seu stand estava bem de frente para o da fabricante alemã.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.