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Salão de Pequim tem clones de Fiat, Land Rover e até Mercedes

"Inspirações" são vistas em logotipos, carroceria, tipografia e até no painel dos veículos de marcas chinesas

Por Henrique Rodriguez, de Pequim
Atualizado em 28 mar 2024, 08h18 - Publicado em 26 abr 2018, 17h08
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  • BAIC BJ80
    BAIC BJ80 é uma cópia até bem feita do G 63 6X6 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    O Salão de Pequim deste ano deixa claro que as fabricantes chinesas vivem um momento de autoafirmação no mercado global.

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    Boa parte das marcas trabalharam o design e a qualidade de seus carros ao longo da última década.

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    Contudo, enquanto algumas empresas investem em uma identidade própria e coesa em sua linha, outras ainda apelam para a – prepare-se para as aspas aéreas – “inspiração” em carros e nomes já renomados e conhecidos.

    Hanteng
    Parece o logo da Fiat, mas é da Hanteng (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Sim, marcas. O logotipo da ilustre desconhecida Hanteng tem moldura cromada e fundo vermelho idênticos ao logo da Fiat, mas em vez do nome da marca tem um cavalo saltando – e não empinando, como na Ferrari, ou correndo, como no logo do Ford Mustang.

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    Hanteng
    Chinesa coloca fundo azul nas versões elétricas (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Vale o adendo: a Hanteng coloca logo com fundo azul em seus elétricos.

    O pequeno elétrico ORA R1, da Great Wall, parte de uma nova submarca de carros elétricos acessíveis, é resultado de uma busca por elétricos de baixo custo.

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    Ora R1
    A forma como o ORA R1 mostra suas cores remete aos Smart (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
    ORA R1
    Frente, porém, é inspirada em conceito da Honda (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    A coluna C, o para-lamas traseiro e o teto pintado de branco dão o aspecto de um Smart ForTwo de nova geração, mas a frente chata com faróis redondos vem do Honda Urban EV concept.

    Aeolus A9
    O Aeolus A9 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    O Dongfeng Aeolus A9 tem linhas limpas com muito a ver com os sedãs da Volkswagen, em especial o antigo Passat.

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    Mas, na prática, é uma leitura da própria marca do Citroën C5: ele usa a mesma plataforma, PF3, pois compartilha a linha de montagem com o sedã francês.

    Afinal, a Dongfeng é a maior parceira e até investidora da Citröen na China.

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    Roewe Marvel X
    O Roewe Marvel X tem design atraente (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
    Roewe Marvel X
    Mas a traseira tem logos nas mesmas posições e fontes de um Cayenne (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    A Porsche já sofreu com clones mais descarados. Hoje, é a disposição e grafia dos seus logos que são homenageados pelas fabricantes chinesas. É o que se vê no belo Roewe Marvel X e no SUV elétrico T300EV da Zotye Auto.

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    Zotie T300EV
    Escrita da marca na tampa traseira é inspirada nos Porsche (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    O Changan CS95 mistura duas famílias de carros da Land Rover. Os faróis, o capô longo, o porte e caimento do teto remetem ao Range Rover Sport, mas a coluna C inclinada para a frente é traço marcante da atual família Discovery.

    Esta não é a primeira vez que a Changan copia um Land Rover.

    CHANGAN CS95
    O CS95 mistura os carros da Land Rover (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Mais ousada ainda foi a BAIC. Pôs lado a lado o BJ40L, sua interpretação do Jeep Wrangler, e o BJ80 6X6, cópia fiel do Mercedes Classe G 63 6X6.

    BAIC BJ40L
    BAIC BJ40L é o clone do Wrangler (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Não foi só no design interno e externo, e no esquema de tração nos três eixos que copiaram: o barulho metálico do fechamento das portas é idêntico.

    BAIC BJ80
    BAIC BJ80 é uma cópia até bem feita do G 63 6X6 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    O conjunto mecânico é muito diferente. A picape é híbrida: tem motor 2.3 turbo a gasolina aproveitado da SAAB (que teve seu capital intelectual comprado pela BAIC) com 250 cv e 35,7 mkgf de torque e um motor elétrico sem potência especificada.

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    Ainda assim, ficará bem distante do V8 de 5,5 litros biturbo de 544 cavalos e 77,5 mkgf do modelo original.

    BAIC BJ80
    Interior do BAIC BJ80 lembra o Mercedes Classe G original (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    A melhor parte da história: a BAIC é parceira da Mercedes na China desde 2005 e seu stand estava bem de frente para o da fabricante alemã.

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