Lexus LS pode virar SUV, MPV, cápsula autônoma, esportivo, barco e eVTOL
Apresentação no Salão do Automóvel sugere uma nova família de modelos da marca de luxo da Lexus
A vida dos sedãs está bem complicada mundo afora e a vítima da vez é o Lexus LS. Icônico modelo da marca japonesa, que sempre representou o que a divisão premium da Toyota poderia fazer, possivelmente não terá espaço no futuro.
A interpretação vem da apresentação da Lexus no Salão do Automóvel de Tóquio. A empresa transformou o LS em diversos conceitos e ainda explicou que a sigla para Luxury Sedan passa a ser Luxury Space, em uma referência a uma possível família de carros.
Começando do mais curioso para o convencional, a Lexus aposta até catamarã autônomo, que não teve detalhes revelados e parece mais apenas um estudo de parcerias futuras, algo que é comum em marcas de luxo.
E não pense que para no mar apenas, o LS também pode ter uma releitura como um eVtol, que também foi durante muito tempo apontado como carro voador, mas na verdade mistura elementos de helicópteros com aviões de pequeno porte. Esse conceito foi desenvolvido em parceria coma Joby, onde a Toyota já investiu US$ 894 milhões (R$ 4,8 bilhões em conversão direta).
Voltando para o solo, o conceito seguinte aposta no senso de espaço privado. Trata-se de uma cápsula autônoma com capacidade para apenas uma pessoa. Segundo a Lexus, com os três conceitos atingem 360 graus de mobilidade, além da infraestrutura necessária para negócios e lazer em terra, ar e mar.
Ainda sem falar do mundo real, a Lexus mostrou o novo LS Concept, que na verdade é uma minivan de seis rodas, ou MPV, como chamam na Ásia esse tipo de veículo. Vale lembrar que a Lexus já possui uma minivan, a LM, que é baseada no Toyota Alphard, o que pode sugerir uma versão off-road do modelo, o que encaixa pouco no histórico da marca.
Passando para uma realidade um bem mais palpável, a Lexus revelou o Sport Concept e diz que acredita que a lado emocional da condução sempre existirá. E todo o perfil do modelo lembra os superesportivos, neste caso, mais precisamente o LFA, modelo de produção limitada da própria Lexus. O LFA deixou o mercado em 2012 sem deixar substitutos.
Por fim, a Lexus revelou o que está mais próximo da realidade de fato. O Lexus LS Coupe Concept traduz o que podemos esperar dos próximos SUVs da marca, especificamente da transformação do LS, o sedan premium, em um SUV cupê premium, algo tão tangível quanto qualquer outro três volumes transformado em utilitário esportivo para ganhar espaço no mercado.
Nova Toyota Hilux aparece em teaser e já tem data para estrear
Até que ponto o VW Tera 1.0 é melhor que um Fiat Pulse Drive 1.3?
Rally 4R leva Quatro Rodas de volta às suas origens para comemorar 65 anos
BYD Dolphin 2027 é registrado no Brasil com novo design e sem tela giratória
Honda HR-V 2026, a evolução da sofisticação







