Clique e assine por apenas 8,90/mês

Audi RS4 Avant: uma perua de 450 cv para famílias apressadas

Novo motor V6 biturbo gera 61,2 mkgf e acelera a perua de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos

Por Vitor Matsubara - Atualizado em 13 set 2017, 08h10 - Publicado em 12 set 2017, 18h52
Carroceria alargada e rodas de 19 polegadas identificam a RS4 Avant Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas

A nova geração da RS4 Avant (herdeira espiritual e genética da mítica RS2) é uma das principais atrações do estande da Audi no Salão de Frankfurt.

A versão superesportiva da perua baseada no A4 agora traz um motor 3.0 V6 TFSI biturbo, entregando 450 cv e espantosos 61,2 mkgf – trata-se de um propulsor menor mas mais eficiente que o V8 de 4,2 litro da geração antiga, e com muito mais torque.

O nada discreto difusor de ar traseiro é acompanhado pelas ponteiras ovais Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas
Audi RS4 Avant
Mesmo trocando o antigo motor V8 por um V6 biturbo, ela ficou ainda mais rápida Audi/Divulgação
Motor 3.0 V6 biturbo tem 450 cv Audi/Divulgação

Dados liberados pela Audi informam aceleração de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos (0,1 segundo mais rápido do que a Mercedes-AMG C63 Estate) e velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h – ou 280 km/h se o cliente adquirir o pacote RS Dynamic Package.

Cor Nogaro Blue foi inspirada na primeira geração da RS4 Avant Audi/Divulgação

A RS4 Avant é 7 mm mais baixa do que a A4 Avant convencional. A tração é integral e a transmissão é automática de oito velocidades. Opcionalmente, a perua pode vir com discos de freio de cerâmica e controle dinâmico de rodagem (que reduz a rolagem da carroceria nas curvas).

Continua após a publicidade

O design é um dos pontos fortes da perua. Os para-lamas foram alargados em 30 milímetros e as tomadas de ar ficaram bem maiores.

Entradas de ar do para-choque frontal são generosas Audi/Divulgação

Atrás, o para-choque ganhou um extrator de ar, saídas de escapamento em formato oval (semelhante a outros modelos da linhagem RS, como o RS7) e rodas de 19 polegadas no eixo dianteiro e 20 polegadas no eixo traseiro. Já a cor exclusiva Nogaro Blue faz referência à primeira geração do RS4 Avant.

Saídas de escapamento são ovais – outra marca registrada da linha RS Audi/Divulgação

O interior tem bancos do tipo concha revestidos em couro com possibilidade de padronagem do tipo colméia (inspirada no desenho da grade frontal), volante com base achatada e o já conhecido painel digital Virtual Cockpit – que traz informações especiais de desempenho. O head up display (que projeta as informações no para-brisa) exibe informações de força g, pressão dos pneus e torque.

Volante com base achatada, bancos do tipo concha e painel digital no interior da RS4 Audi/Divulgação
Transmissão da Avant é automática de oito velocidades Audi/Divulgação

Apesar de ser um veículo voltado para desempenho, a RS4 Avant tem consumo médio de 11,4 km/l e emite 199 gramas de CO2 por quilômetro rodado – uma melhoria de 17% frente a sua antecessora. Parte deste feito pode ser atribuído à redução de peso de uma geração para outra, estimada pela Audi em 80 kg.

Continua após a publicidade
A Audi diz que a RS4 Avant também é econômica, fazendo um consumo médio de 11,4 km/l Divulgação/Audi

As vendas da nova RS4 Avant começam imediatamente em toda a Europa, partindo de 79.800 euros na Alemanha.

Publicidade