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Zero km? Bugatti Mistral roda mais de 400 km e chega a 300 km/h antes da entrega

Último supercarro W16 da Bugatti passa por inspeção em estrada, pista e sob análise sensorial antes de chegar ao cliente

Por Cristiane Barreto
8 jul 2025, 07h11
BUGATTI W16 Mistral
 (Divulgação/Bugatti)
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O Bugatti W16 Mistral marca a despedida do motor W16 8.0 quadriturbo, responsável pelos 1.600 cv e 163,15 kgfm do roadster. Para garantir a qualidade do supercarro, cada uma das 99 unidades que serão produzidas passarão por um teste de pelo menos 400 km em um processo de checagem feito por um grupo restrito de avaliadores.

Esta não é uma maneira convencional ou barata de fazer a inspeção de entrega de um carro, mas ajuda a fortalecer os mitos dos Bugatti. Há um ciclo de testes extenso, feita nas estradas da Alsácia, no nordeste da França. O percurso passa por zonas urbanas, áreas montanhosas, estradas e vilarejos com paralelepípedos, para que exponha o Mistral a diversas situações e condições de uso — de trechos irregulares a rodagem em alta velocidade com o teto removido.

BUGATTI W16 Mistral
(Divulgação/Bugatti)

Durante o percurso, praticamente todos os sistemas são avaliados de forma sensorial. De acordo com a marca, 90% da checagem depende da escuta, da percepção tátil e da visão dos engenheiros. O resto é feito por sistemas de telemetria embarcada, que monitoram parâmetros como temperatura, comportamento do câmbio, ruído de rolamento, pressão dos pneus e funcionamento do motor.

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Qualquer ruído fora do padrão ou vibração anormal é registrado em tempo real e pode levar o carro de volta à fábrica para as correções. Em casos como esse, depois das alterações, ele volta ao percurso e percorre 50 km ou mais, até que tudo esteja de acordo e dentro do esperado.

BUGATTI W16 Mistral
(Divulgação/Bugatti)

A última etapa é feita em pista, no aeródromo de Colmar, onde o carro é testado a mais de 300 km/h. Lá, entram em cena os testes de estabilidade, eficiência do freio em velocidade elevada e funcionamento do controle eletrônico de estabilidade. Também é onde o teto removível é testado no uso real, já que o Mistral só atinge sua velocidade máxima sem a cobertura.

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BUGATTI W16 Mistral
(Divulgação/Bugatti)

Esse tipo de procedimento não é isolado, todo modelo Bugatti passa por uma validação antes, porém no caso do Bugatti Mistral, o processo é mais complexo e demorado. A carroceria sem teto exige ajustes extras de rigidez e vedação, e o conjunto mecânico com 1.600 cv precisa de atenção especial em frenagem e estabilidade. 

O W16 Mistral já teve todas as suas 99 unidades vendidas e cada uma saiu por 5 milhões de euros, equivalente a R$ 25.950.000.

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