Yamaha lança linha 2025 e vai fabricar scooter elétrico Neo´s no Brasil
Escolhida para ser nacionalizada, Yamaha Neo’s tem mais torque que o de uma moto esportiva de grande cilindrada à combustão
A Yamaha mostrou hoje, aos concessionários, sua nova linha 2025, de motos de baixa cilindrada, com oito lançamentos: Factor e Factor DX (150cc); Lander (250cc); Fazer FZ15 ABS Connected (150cc), Fazer FZ25 Connected (250cc); os scooters NMax, XMax e o inédito Neo’s Connected, um modelo elétrico.
Os modelos receberam novo design, a começar pelos faróis (que agora são em led e, em alguns modelos, com DRL), spoiler de motor, novas lanternas e novos painéis (agora com sistema Y-Connect, com acesso ao app da marca, via celular, nos modelos mais caros).
Há também novas cores como o Branco Cristal (metálico), na Fazer FZ25 e o Amazon Green (verde fosco), na Lander. As clássicas Racing Blue (azul metálico) e Solar Red (vermelho sólido) estão disponíveis na maioria das motos. As cores das motos, em alguns casos, como em todas as Factor DX, podem ser combinadas com as rodas também coloridas.
O modelo que chamou mais a atenção, no entanto, foi o scooter Neo’s, com seu visual simpatico (parece um robô de brinquedo), com detalhes futuristas (como os faróis quadrados), e algum toque retro (como sua carenagem).
O Neo’s é o primeiro elétrico da marca, a ser produzido no Brasil. E também o primeiro do mercado oferecido por um grande fabricante tradicional de motocicletas: um lançamento cheio de significados.
Para o consumidor, é uma segurança a mais, um scooter elétrico de uma marca consagrada, com rede de assistência em todo país e perspectiva de garantia de peças.
Para o mercado, é uma importante sinalização de que esse segmento está ganhando relevância. O mercado brasileiro de scooters elétricos tem várias marcas pouco conhecidas ou desconhecidas trazidas por importadores independentes.
Segundo o diretor de marketing da Yamaha, Helio Ninomiya, com o lançamento do Neo’s se encaixa na estratégia da empresa de disponibilizar novas tecnologias aos consumidores. “Esse é um veículo estritamente urbano, para pessoas interessadas com a causa ambiental”, afirma.
O Neo’s, que já é fabricado na Tailândia, faz bastante sucesso em países como o Japão e alguns mercados da Europa, segundo a Yamaha. Por aqui, ele começa a ser produzido em janeiro de 2025, na fábrica da Yamaha, de Manaus (AM) e ainda não tem preço definido. Mas estima-se que ele custará mais caro que as motos apresentadas no evento de hoje. O preço de uma Lander, hoje, é de R$ 26.290. “Será um produto de nicho”, diz Hélio.
O Neo’s é um scooter compacto de dois lugares, equipado como motor elétrico (instalado na roda traseira) sincronizado trifásico, com 2,4 kW ( 3,26 cv) a 400 rpm e 16,8 kgfm de torque a 40 rpm. A potência é baixa. Mas o torque é alto. Para se ter uma ideia uma motocicleta esportiva com motor à combustão, como a Ducati Diavel, 1.260 cc, gera 131,1 kgfm a 7.500 rpm.
A bateria de íons de lítio, com 50,4 V e 23,2 Ah, pode ser retirada da moto para recarga. Em uma tomada doméstica, de 110 volts, o carregamento de 0 a 100% leva 9 horas, e de 20 a 80%, 5 horas, segundo a fábrica. O scooter tem dois modos de condução STD (Standard) e Eco (Econômico). E a autonomia máxima estimada é de 80 km.
Das novidades apresentadas hoje, o Neo’s será o último a estrear. Os demais modelos começam a ser vendidos agora ou até o final do ano.