Essa bicicleta Husqvarna tem motor Yamaha e torque de Fiat Uno
Marcas da Áustria e Japão se uniram para fazer uma e-bike prática para o dia a dia
![A Grand Pather é a primeira eBike da Husqvarna voltada para o uso cotidiano](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/02/18295_Grand-Pather-6.jpg?quality=70&strip=info&w=1067&h=720&crop=1)
O segmento das e-bikes é um dos que mais cresce hoje em dia, o que tem levado alguns fabricantes a se unir na hora de fazer um projeto. Algumas parcerias chamam atenção, uma delas é a nova bicicleta elétrica feita pela austríaca Husqvarna, cujo motor é feito pela Yamaha. A Grand Pather 6 é o primeiro modelo voltado ao dia a dia urbano do fabricante, os demais são do tipo mountain bike, mais voltados à aventura offroad.
Não é a primeira empreitada conjunta das duas. Curiosamente, a Husqvarna já produz veículos com motorização da empresa japonesa, no entanto, são cortadores de grama.
A propulsão fica a cargo do motor elétrico Yamaha PW-X3 de 250 Watts e 8,6 kgfm de torque instantâneo. Só para você ter uma ideia, o primeiro Fiat Uno Mille tinha 7,1 kgfm. A marca não afirma qual seria a velocidade máxima atingida. Da mesma maneira, não foi divulgado o tempo de recarga exato ou autonomia da bateria 720 Wh. O que há é uma estimativa de 100 km de alcance.
Com estrutura de alumínio, a Grand Pather 6 pesa apenas 25,7 kg, sendo capaz de levar até 150 kg de carga. Há duas opções de quadro, um dele com barra central elevada, enquanto o outro dispensa a estrutura para adotar o chassi baixo, considerado mais confortável por muitos, pois facilita o ato de subir e descer da bicicleta. Somado a isso, são quatro tamanhos de quadros disponíveis: pequeno, médio, grande extra grande. Só o XL não conta com essa segunda opção. Independentemente de qual seja, todos têm baterias integradas ao conjunto.
![Bicicleta elétrica Husqvarna Grand Pather Bicicleta elétrica Husqvarna Grand Pather](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/02/husq.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Como uma boa bicicleta de uso cotidiano, as rodas são de 28 polegadas. Para lidar com as irregularidades, a roda dianteira tem a suspensão a ar da Suntour, cujo curso chega a 88 mm. Já a roda traseira não tem amortecimento, uma pena.
Os freios a disco são da Shimano, tradicional marca que fornece também a transmissão de dez marchas e seu conjunto de engrenagens traseiras. Embora pareça um sistema tradicional, por ser elétrica, a bike tem uma tecnologia adaptativa de tração que conta com cinco modos de assistência, além de poder se adaptar às condições da via ou de inclinação.
![Bicicleta elétrica Husqvarna Grand Pather 6 Bicicleta elétrica Husqvarna Grand Pather 6](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/02/husqvarna.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A Yamaha também fornece parte da eletrônica, incluindo o pequeno quadro de instrumentos digital. São várias funções práticas, tais como a conexão por bluetooth e micro USB.
Dito tudo isso, é claro que ela não poderia ser barata, o que é um mal comum no mundo das eBikes. São pedidos 5 mil euros, na verdade, 4.999 euros. Já dá para comprar uma latinha pequena de Coca Cola com esse euro. É cara até quando comparada a um scooter elétrico. Na Europa, o Yamaha Neo sai por 2.999 euros, para citar um exemplo. Mas não tem a grife da Husqvarna.