Wards escolhe os carros com as melhores interfaces para o usuário
Eleição destaca facilidade de uso dos dispositivos e sistemas a bordo dos automóveis
Depois das já famosas eleições dos 10 melhores motores e 10 melhores projetos de interior de automóveis, a organização americana Wards Auto deu início a um novo ranking, dessa vez para elencar os veículos que oferecem a melhor experiência para o usuário.
Oriundo do mundo digital e geralmente relacionado a sites, o termo (em inglês, user experience, ou UX) se refere à facilidade de uso dos sistemas oferecidos para o motorista, evitando que ele se distraia ou mesmo se fruste por não conseguir fazer o que deseja.
Atenção especial foi dada aos auxílios ao motorista e comandos via touchscreen e voz, além da integração com smartphones. No caso de comandos físicos, também teve relevância a sensação de toque proporcionada pelos materiais.
Confira a seguir os vencedores. A lista se refere aos modelos disponíveis no mercado americano, mas alguns também podem (ou poderão, como no caso da Chrysler Pacifica) ser encontrados no Brasil.
Audi Q7
Vários aspectos do SUV top de linha da Audi foram destacados pela Wards: o excelente sistema de som da Bose, a inteligência do piloto automático adaptativo (que funciona conectado ao GPS, reduzindo a velocidade automaticamente quando uma curva se aproxima), o Virtual Cockpit (onde o painel de instrumentos é composto por uma tela 100% digital e configurável, de alta definição), a conexão WiFi e o sistema de pareamento com celulares.
Tudo isso está integrado de maneira bastante intuitiva, ao alcance de poucos comandos do sistema de interface MMI, hoje bem maduro e simplificado – repare na foto acima que, apesar da infinidade de tecnologias, o visual da cabine é bem limpo, sem profusão de teclas e botões.
BMW Série 7
Jeremy Clarkson pode até ter reclamado da profusão (na sua opinião, exagerada) de mimos do novo Série 7, mas o pessoal da Wards – e nós da QUATRO RODAS também – ficou realmente impressionado com o carro-chefe da BMW em termos de tecnologia e conveniência.
Os destaques foram a facilidade na conexão com ceululares e dispositivos de música e os tablets oferecidos para os passageiros, com os quais é possível controlar o som, a iluminação do ambiente, os aromas (!), ajustes dos bancos e massagens.
E mesmo se você estiver longe do carro, um app permite ver sua localização e o mapa das proximidades, o controle da temperatura interna e até a quantidade de gasolina no tanque.
Chrysler Pacifica
Prestes a chegar ao Brasil (deve ser lançada durante o Salão do Automóvel), a minivan Pacifica foi considerada o veículo ideal para adultos e crianças. Tem nada menos que sete entradas USB – ou seja, dá para recarregar os celulares e tablets de todos a bordo – e até um aspirador de pó acondicionado num compartimento no interior.
O sistema de rebatimentos dos bancos é elétrico, assim como a abertura das portas. Para os passageiros da segunda e terceira fileiras, há dois tablets de grandes proporções repletos de jogos e filmes para manter a criançada entretida, com direito a controle remoto e fones de ouvido sem fio.
Ford Escape
O SUV da Ford foi considerado ótimo na relação custo-benefício. Por US$ 36.000, já vem com piloto automático, auxílios de estacionamento e mudança de faixa, integração com Apple CarPlay e Android Auto, central de infotainment Sync com tela de 8 polegadas e um mecanismo eletrônico de abertura do porta-malas cada vez mais comum, onde basta passar o pé por debaixo do para-choque (com a chave no bolso, claro), algo bem útil na volta das compras.
GMC Acadia
A avaliação do SUV da GM foi parecida com a do Escape, descrita acima. Como diferenciais, ele traz roteador WiFi de acesso fácil, comandos touchscreen e de voz que funcionam sem dramas e uma integração com informações da previsão do tempo que são exibidas assim que o motorista escolhe seu destino no GPS.
Honda Ridgeline
Como fiéis e intensos usuários de picapes, os americanos acharam uma ótima surpresa o sistema de alto-falantes na caçamba da nova picape média da Honda – algo útil tanto em piqueniques quanto para se comunicar com o veículo atrás, em caso de reboque (ou mesmo para mandar alguma mensagem para o motorista que estiver seguindo a Ridgeline.
Os sistemas de auxílio à direção também foram elogiados pela facilidade de uso e eficácia, dispensando os irritantes bipes e alarmes sonoros que acabam acordando todos a bordo.
Hyundai Elantra
Outro exemplo de carro que, nos EUA, é considerado de entrada, o Elantra oferece piloto automático e auxílios à direção de nível geralmente encontrado apenas em modelos mais caros, como no caso do detectos de pedestres com frenagem automática.
Os faróis adaptativos também receberam elogios, assim como o pareamento com smartphones e o Clari-Fi, uma tecnologia de software que restaura a qualidade dos arquivos digitais de música que foram comprimidos (como MP3 e AAC).
Infiniti Q50
Um dos itens destacados pela Wards no sedã de luxo Q50 já pode ser visto no Brasil: é o sistema de câmeras com cobertura de 360°, presente no Nissan Kicks vendido por aqui (a Infiniti é a divisão de luxo da Nissan).
No console central, o Q50 possui não uma, mas duas telas touchscreen de grandes proporções. Pode parecer um exagero, mas funciona – enquanto uma tela exibe os mapas de navegação, a outra pode mostrar imagens das câmeras, menus de configuração, informações de mídia, etc…
Lexus RX
O SUV de luxo da Lexus conseguiu inovar ao integrar um pequeno joystick na ponta do descança-braços – segundo os caras da Wards, bastam alguns minutos para seu uso se tornar bem intuitivo no acesso a menus, mapas e outras informações exibidas nas telas do painel de instrumentos e do console central.
O head-up display que projeta dados no para-brisa à frente do motorista também foi elogiado, com fácil visualização tanto de dia quanto de noite. E os sistemas de auxílio à direção (piloto automático adaptativo e sensor de mudança de faixa) foram considerados suaves e seguros.
Mercedes-Benz Classe E
O mais tecnológico dos Mercedes atuais é um dos primeiros automóveis realmente capazes de certos atos autônomos. Além de estacionar, ele pode trocar de faixa, esterçar, frear e acelerar em meio ao tráfego, sem precisar da intervenção do motorista – e sem assustá-lo!
Tem também carregador de celular sem fio, botões táteis no volante, uma impressionante dupla de telas de alta definição que ocupa todo o painel e até um sistema de troca de dados com outros automóveis e semáforos, para aprimorar a navegação.