Não é mais segredo e não custa lembrar, mas o Volkswagen Voyage sai de linha no final de dezembro. É a segunda vez que o sedã compacto se despede (a primeira foi em 1995), mas desta vez não terá uma série limitada de despedida como o Gol (que sairá de linha o mesmo tem), nem mesmo um substituto.
Acontece que a Volkswagen planejou uma passagem de comando entre seus hatches mais baratos. Enquanto lança o Gol Last Edition, já designou Polo Track, que começa a chegar às lojas em fevereiro, como seu novo hatch de entrada. Contudo, não se mobilizou para substituir o se despedir do Voyage.
Na verdade, acontecerá uma substituição forçada. A atualização do Volkswagen Polo para a linha 2023 se estenderá ao Virtus no início do próximo ano. Da mesma forma que o hatch, o sedã passará por notáveis simplificações no projeto para ficar mais barato frente ao concorrentes.
Convém explicar que o Volkswagen Virtus perdeu as versões de entrada, com motor 1.6 aspirado, na virada para 2022. Desde sua opção mais em conta é o Virtus Comfortline 1.0 TSI (128 cv) de R$ 113.880. É muito mais caro que o Voyage 1.0, que parte dos R$ 89.850.
Desta forma, a Volkswagen terá espaço para lançar os novos Virtus TSI (agora com o 1.0 TSI de 116 cv, como o do Polo 2023) com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis marchas com preço inicial ao redor dos R$ 95.000. O porte do Virtus não permite uma versão com o motor 1.0 aspirado de 84 cv como o que equipa o Polo Track e o Polo MPI.
Vai parecer um pequeno aumento frente aos quase R$ 90.000 do Voyage, especialmente pelo Virtus ser maior, mais moderno e mais seguro (tem quatro airbags e controle de estabilidade, por exemplo) mas a verdade é que o velho sedã custa muito mais caro que seus principais concorrentes, hoje.
Enquanto não sai de linha, o Volkswagen Voyage vem tendo um ritmo de produção suficiente para formar estoques por alguns meses. Durante a apresentação do Gol Last Edition, há duas semanas, a fábrica de Taubaté (SP) operava na razão de dois Gol para cada Voyage produzido.
Nas concessionárias, porém, o clima é de velório. Faz muito tempo que a grande maioria dos Voyage são vendidos para locadoras e não para pessoas físicas. Nossa reportagem encontrou dificuldade para encontrar o sedã à pronta entrega.
Enquanto algumas lojas já assumiam a morte do sedã compacto, oferecendo as versões mais baratas do Polo 2023, outras diziam que seria necessário fazer o pedido do carro e esperar cerca de 45 dias. Uma delas, porém, retornou dois dias depois dizendo ter recebido
Futuro que repete o passado
Primeiro derivado do Gol, o Volkswagen Voyage foi lançado meses depois do hatch, em maio de 1981 com motor 1.5 e apenas duas portas. A primeira geração seguiu em produção, ainda que com duas atualizações no meio do caminho, até 1995.
Enquanto o Gol, a Parati e a Saveiro ganhavam uma segunda geração (aquela chamada “Bolinha”), a Volkswagen decidiu não avançar o projeto da segunda geração do Voyage. Seguiu outro caminho, importando da Argentina um carro mais caro e refinado, o Polo Classic, sempre com motor 1.8.
Ainda que fosse mais barato que rivais diretos, como Ford Escort 1.8 16V e Fiat Siena 1.6 16V, o Polo Classic era caro para se colocar como substituto do Voyage. A Volks ainda chegou a trazer um lote do Polo Classic com o motor 1.0 16V do Gol, mas o baixo desempenho a fez desistir de lançar a nova opção: os carros foram oferecidos apenas a funcionários da VW.
O Polo Classic deixou de ser vendido no Brasil em 2002, mas seguiu em produção na Argentina até 2008, quando foi substituído pelo novo Voyage. No Brasil, porém, a Volks passou seis anos sem um concorrente direto para os Fiat Siena, Chevrolet Corsa, Renault Clio Sedan e Ford Fiesta Sedan.
O que resta de sedãs baratos no Brasil?
Com o Voyage fora de linha restará apenas três sedãs compactos com motor 1.0 aspirado. O Fiat Cronos básico (R$ 80.490), o Hyundai HB20S Comfort (R$ 85.890) e o Chevrolet Onix Plus (R$ 85.470).