PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

VW Up TSI por R$ 85.000? Preço do compacto dispara após sair de linha

Quem comprou as últimas unidades da linha 2021 valoriza o que tem em até 35% e puxa para cima o preço de carros de outros anos

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 2 abr 2024, 14h08 - Publicado em 9 ago 2021, 15h50
volkswagen_up_xtreme
 (Divulgação/Volkswagen)
Continua após publicidade
volkswagen_up_xtreme
(Divulgação/Volkswagen)

Enquanto os carros novos ficaram bem mais caros, o preço de tabela dos carros usados acompanhou o movimento e disparou no primeiro semestre. Mas o Volkswagen Up! TSI vem enfrentando uma valorização anormal desde que saiu de linha, no início de abril.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Única versão que teve linha 2021 (que esteve à venda por apenas três meses), o Up! Xtreme 170 TSI saiu de linha custando R$ 61.290. Quem conseguiu comprar as últimas unidades agora chega a pedir quase R$ 86.000 pelo compacto, mesmo que na tabela seu preço tenha aumentado para R$ 63.540, de acordo com a Fipe. Na KBB, o preço de venda particular é de R$ 59.115.

volkswagen_up_xtreme
(Reprodução/Internet)

O valor recorde é de R$ 85.800 pedidos por uma loja de Goiânia (GO) em um Up TSI Xtreme com 3.500 km rodados. É um valor 35% maior que o da Fipe. A mesma loja tem outro exemplar fabricado em 2020 e com 9.000 km, anunciado por R$ 79.990.

Continua após a publicidade

Com o perdão do trocadilho, não são casos tão extremos. Há um bom número de Up! TSI 2021 anunciados com preço ao redor dos R$ 80.000 seja em plataformas de vendas ou em grupos de proprietários no Facebook. Inclusive, ainda resta uma unidade zero-km anunciada na Webmotors, e até custa menos: R$ 77.990.

volkswagen_up_xtreme
(Reprodução/Internet)

A maioria dos Up! TSI 2021, porém, têm preços na faixa dos R$ 75.000, seja na Webmotors ou na OLX. O valor só abaixa para algo ao redor dos R$ 70.000 para unidades 2020/2021. As unidades 2019/2020 (não houve produção dos 2020/2020), por sua vez, são anunciados com preços ao redor dos R$ 68.000. Se for o Up! TSI Connect, o preço médio abaixa para R$ 66.000. Difícil é saber se realmente vendem com esses preços.

O que explica os preços do Up! TSI?

Para alguns anunciantes procurados, a justificativa para o preço elevado está no fato de serem os Up! mais novos do Brasil. Particulares ainda apontam a instalação de acessórios (de manta no capô a engate) e o IPVA pago, enquanto lojistas se justificam pela baixa quilometragem (natural em carros tão novos) e na necessidade de pagar impostos e encargos na venda.

Continua após a publicidade
VW Speed Up!
Volkswagen Speed Up! tinha produção anual limitada (Marco de Bari/Quatro Rodas)

O Up! TSI foi quase uma experiência que deu “errado”. Nasceu quase que como um laboratório para tecnologias como turbo e injeção direta em carros compactos e logo no lançamento se tornou o carro flex mais econômico do Brasil em 2015.

O efeito colateral foi o bom desempenho: os 105 cv e 16,8 kgfm do motor 1.0 TSI sobravam no compacto com menos de 1.000 kg, que era ágil como um pequeno esportivo mesmo com o câmbio de cinco marchas com relações bem longas. E sempre gastando pouco.

240715_uptsi_03.jpg
Com 105 cv a 5.000 rpm e torque máximo de 16,8 mkgf a apenas 1.500 rpm, o motor turbinado deixava o carro com uma apetitosa relação peso/potência de 9 kg/cv (Marco de Bari/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Após um início de comercialização complicado por conta de sua proposta e tamanho, o Volkswagen Up! ganhou popularidade com o motor TSI. Conquistou fãs e recebeu atenção de customizadores e preparadores, que conseguem tirar mais potência do três-cilindros turbo – o que a própria VW fez depois com Golf (120 cv) e Polo (128 cv).

Para-choques mais evidente aumentou as dimensões do subcompacto
Para-choques mais evidente aumentou as dimensões do subcompacto (divulgação/Volkswagen)

A reestilização lançada em 2017 ainda garantiu ao Up equipamentos que não tinha antes, como volante com comandos do som, iluminação ambiente interna, suporte para smartphones no painel e rádio com uma telinha colorida, além do novo quadro de instrumentos.

A versão Cross tem tampa do porta-malas na cor preta, com friso cromado, na base
A versão Cross tinha tampa do porta-malas na cor preta, com friso cromado, na base (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Mas a linha acabou ficando cada vez mais enxuta. As muitas versões com o motor 1.0 aspirado de 84 cv foram resumidas a uma só, Up MPI, que saiu de linha em 2019. Ao mesmo tempo, restaram duas versões TSI: a Connect, com visual normal, e a Xtreme, que combinava elementos da série especial Pepper e do antigo Cross Up!. O Connect acabou na linha 2020.

Volkswagen Up Xtreme 2021
Up! Xtreme foi o que restou do outrora popular subcompacto da marca alemã (Divulgação/Volkswagen)

O Volkswagen Up! 2021 foi lançado em dezembro de 2021, só na versão Xtreme e com a particularidade de ser o único Up! homologado para quatro pessoas: no assento central traseiro vai estampado um aviso de que é proibido levar alguém ali, por não ter encosto de cabeça ou cinto de três pontos. No início de abril a VW anunciou o fim da produção do Up.

Será que é por isso que os últimos Volkswagen Up! do Brasil estão tão caros?

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Edição de julho

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.