
Pouco mais de dois anos se passaram desde que a Kombi deixou de ser produzida. Mas os fãs da charmosa perua podem ter motivos de sobra para sorrir em breve. Isso porque a Volkswagen estaria preparando o lançamento de uma nova Kombi para o começo de 2016.
Isso mesmo: a Velha Senhora pode voltar completamente repaginada. Segundo informações da revista Autocar, o palco da estreia seria a CES (Consumer Eletronics ), um dos maiores e mais badalados eventos de tecnologia do planeta.
A nova geração da perua (que assim como o Fusca é conhecida por vários nomes pelo mundo, como Microbus e Bulli) seria fabricada a partir de 2017 na planta da VW em Puebla, no México. No lugar do velho motor boxer a ar (que no Brasil acabou sendo trocado por um conjunto 1.4 flex refrigerado a água), a perua teria a opção de propulsão híbrida com diversas tecnologias recém-apresentadas em outros modelos sustentáveis do Grupo Volkswagen. De acordo com a revista inglesa, a autonomia da nova Kombi pode chegar a até 500 quilômetros dependendo das configurações e do estilo de condução do motorista. Entretanto, motorizações movidas a gasolina e a diesel também serão oferecidas.
Quanto ao design, o chefe de desenvolvimento de veículos comerciais da VW, Hans-Jakob Neusser, afirmou à Autocar que qualquer reinterpretação da clássica Kombi precisaria contar com elementos visuais “muito importantes”. “A coluna D bastante larga, o estilo quadrado da parte central do veículo e a dianteira ligeiramente inclinada são características essenciais”.
Se a informação da Autocar realmente se confirmará, ainda não sabemos. Mas o certo é que a VW nunca escondeu a vontade de produzir uma van baseada na antiga Kombi. Em 2001, a marca aproveitou o auge da onda retrô (“surfada” por modelos como VW New Beetle, Chrysler PT Cruiser e Ford Thunderbird) para apresentar o carro-conceito Microbus durante o Salão de Detroit. Uma década depois, foi a vez da Bulli estrear no Salão de Genebra, já adaptada às exigências do mercado ávido por modelos cada vez menos poluentes.