Clique e assine por apenas 8,90/mês

VW planeja picape elétrica anti-Tesla Cybertruck para os próximos anos

Plano de eletrificação da marca prevê 75 modelos puramente elétricos até 2029 e um deles seria uma picape de médio ou grande porte

Por Daniel Telles - 12 ago 2020, 11h59
Primeiras imagens mostram uma Amarok com linha mais musculosa reprodução/Volkswagen

A Volkswagen anunciou no final de 2019 um grande plano de eletrificação de sua linha: até 2029 a fabricante, líder mundial, pretende lançar 75 veículos puramente elétricos e outros 60 híbridos.

Agora, passados nove meses da revelação do plano, mais detalhes vão sendo elucidados.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Em entrevista recente ao site americano Autoblog, o membro do conselho da VW responsável por eletrificação, Thomas Ulbrich, adiantou que são grandes as chances da marca desenvolver uma picape elétrica de médio ou grande porte.

Chefe da VW citou nominalmente a Rivian para o projeto da VW Henrique Rodriguez/Quatro Rodas

A ideia teria surgido a partir do lançamento da Rivian R1T, picape elétrica grande e de visual futurista apresentada no Salão do Automóvel de Nova York, em 2019.

Continua após a publicidade

O projeto serviria também para barrar o sucesso do Tesla Cybertruck. A picape “esquisitona” de Elon Musk teve mais de 250.000 encomendas até dezembro e teve de ter sua produção antecipada.   

Tesla Cybertruck teve que ter sua produção adiantada, tamanho o sucesso Divulgação/Tesla

A partir desta notícia e seguindo a ordem cronológica dos modelos da VW, o mais óbvio seria que o carro em questão fosse a nova geração da Amarok, prevista para 2022.

No entanto, deveremos ter que esperar um pouco mais. Isso porque o projeto da Amarok é desenvolvido em parceria com a Ford, a picape da VW inclusive utilizará como base o chassi da nova Ranger, prevista para 2021.

Projeção da nova VW Amarok, que chega em 2022 Kolesa/Reprodução

Unicamente para o modelo da Ford não se fala em motorização 100% elétrica, mas sim em um conjunto motriz do tipo híbrido plug-in.

Considerando que ambas as picapes terão o mesmo conjunto mecânico, é provável que a nova Amarok entre na conta dos 60 veículos híbridos planejados pela VW até 2029.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade
Publicidade