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VW Nivus GTS chega por R$ 174.990 e é (bem) mais caro que Fastback Abarth

Versão esportiva é única da linha a ter o motor 150 TSI que rende até 150 cv e 25,5 kgfm. Rodas 18" com desenho exclusivo são opcionais

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 29 abr 2025, 20h03 - Publicado em 29 abr 2025, 20h01
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 (Divulgação/Volkswagen)
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Depois de aposentar o Polo GTS, a Volkswagen não poderia deixar a alcunha órfã. E o novo Nivus GTS chega para suprir essa lacuna e iniciar uma rivalidade com o Fiat Fastback Abarth. Ele custa a partir de R$ 174.990, mas com as rodas 18″ exclusivas sobe para R$ 177.000. Uma escolha no mínimo curiosa, tendo em vista que são rodas aro 18” o grande destaque de design do Nivus GTS. 

É o primeiro SUV da marca a receber o sobrenome GTS, ganhando também novos amortecedores, molas de suspensão e até calibração do sistema de controle de tração para fazer jus ao nome. Tudo isso, segundo a marca, confere melhorias na dinâmica em comparação às versões padrão.

O motor é o já conhecido 250 TSI 1.4 turbo flex, que rende 150 cv e 25,5 kgfm. Com ele, o Nivus GTS pode ir de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos. Já o consumo é de 8,1 km/l (etanol) e 11,6 km/l (gasolina) na cidade, e de 9,9 km/l (E) e 14,2 (G) na estrada, de acordo com o Inmetro.

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Você já sabe da existência da versão GTS para o Volkswagen Nivus desde de outubro do ano passado, quando foi revelado junto com o lançamento da linha 2025 que apresentou mudanças no design e conteúdo. 

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A proposta de design do Volkswagen Nivus GTS é mais discreta que a de um Fastback Abarth. Apliques na cor vermelha se limitam a um friso na base do para-choque dianteiro e aos logotipos GTS na traseira, nos para-lamas e na grade. 

Outro friso abaixo da grade frontal, que nas outras versões são prateados ou têm acabamento preto brilhante, são pintados na cor da carroceria nos Nivus GTS. Isso também vale para detalhes nas saias laterais e no para-choque traseiro, na peça que simula um extrator. Os retrovisores são sempre pintados em preto Ninja.

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Esses elementos de design parecem ter o objetivo de fazer com que o Nivus esportivo aparente ser mais baixo do que realmente é. As rodas aro 18 colaboram com esse efeito. Têm design marcante criado pelo centro de design da VW no Brasil comandado por José Carlos Pavone que revelou que essas são as rodas mais bonitas que já fez nos últimos tempos. 

O interior segue o estilo do Polo GTS, com detalhes na cor vermelha no volante, nas saídas de ar-condicionado, nas portas e no console central. Contudo, tem uma faixa de vinil cinza no painel para combinar com a forração dos bancos que trazem revestimento exclusivo para o Nivus GTS, porém o formato no estilo “banco concha” segue o mesmo do Polo. Uma novidade para o GTS que foi “emprestado” do Tera é a saída de ar condicionado com botão de ajuste de ventilação para o carregador por indução. 

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O esportivo traz ainda a central VW Play Connect, com nova interface e internet 4G a bordo. É opcional para a versão Comfortline e de série na Highline. O novo sistema permite o uso de apps instalados na própria central sem a necessidade de rotear dados do smartphone e também tem funções para controlar e acompanhar o carro remotamente – que custarão R$ 24,90 mensais após o primeiro ano.

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Outra vantagem do GTS é trazer o pacote ADAS de série que inclui assistente de permanência em faixa, sensores de pontos cegos, assistente de saída de vaga e park assist e que é um item opcional na versão Highline que custa R$ 4.470. 

O principal rival é o Fiat Fastback Abarth que traz o também consagrado motor 1.3 turbo que rende até 185 cv e portanto é bem mais potente que o Nivus GTS e ele também é mais barato custa R$ 171.990 – R$ 3.000 menos ou melhor R$ 5.100 mais barato, afinal se é pra comprar um Nivus esportivo que seja com as rodas criadas para ele, não é mesmo?

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