VW fabrica salsichas como se fossem peças. E elas vendem mais que Golf
Mais vendidas do que carros, as currywurst fazem sucesso entre os funcionários da empresa e também nos supermercados da Alemanha
Pode parecer estranho que, no passado, a GM tenha fabricado geladeiras (marca Frigidaire) e a Ford, rádios e tvs (Philco). Mas nada supera a VW com a produção de salsichas.
Isso mesmo: a VW fabrica salsichas. E não se trata de um negócio do passado. A produção começou em 1973 e dura até hoje. As salsichas VW são feitas na fábrica de Wolfsburg, na Alemanha, onde fica a sede da empresa.
No terreno de 6,5 milhões de m², que abriga as linhas de montagem de onde saem, por exemplo, o Golf, há uma área destinada ao açougue.
Entre os mais de 60.000 trabalhadores da fábrica, existe uma equipe de 30 pessoas que se dedica aos embutidos. O mais curioso é que as salsichas têm código de identificação de peça como qualquer componente usado na fabricação de um veículo.
O part number é 199 389 500. E a quantidade de salsichas no estoque pode ser consultada pelo computador de qualquer concessionária VW na Alemanha.
As salsichas são Peças Originais VW, como se lê na embalagem: em alemão, Volkswagen Originalteil.
O embutido da VW é do tipo currywurst, feito com carne de porco e curry, um tempero resultado da mistura de especiarias como açafrão, coentro, cardamomo, gengibre, folhas de árvore-de-caril, cominho, noz-moscada, pimenta, canela e cravo.
Os detalhes da receita, a VW guarda a sete chaves. Mesmo entre os 30 funcionários que trabalham no açougue, somente alguns detêm o conhecimento dos ingredientes.
Uma currywurst mede cerca de 25 cm de comprimento e pesa 170 gramas. E, geralmente, é consumida com muito ketchup e batatas fritas.
A VW produz alimentos desde 1938, quando inaugurou a fábrica em Wolfsburg. No princípio, era por causa da localização remota da unidade.
Depois, o motivo principal foi agradar os funcionários e mantê-los bem alimentados.
As salsichas entraram no cardápio mais tarde, mas, com o tempo, a fama de iguaria ultrapassou as fronteiras de Wolfsburg e elas passaram a ser fornecidas não só para o público interno.
Além de serem servidas nos restaurantes das diversas fábricas da VW na Alemanha, as currywurst também são vendidas em supermercados e servidas em bares e estádios de futebol.
E, principalmente, no Volkswagen Arena, sede do VfL Wolfsburg, time de futebol de propriedade da VW.
E há ainda uma remessa que a VW destina à ações de relacionamento com parceiros e clientes.
Atualmente, somente 40% da produção é consumida por funcionários. A maior parte, 60%, é destinada ao público externo.
Segundo a VW, em um dia típico, a quantidade de sausichas feitas pelo açougue é de 18.000 unidades por dia, em média. O que significa que as currywurst são o produto de maior volume da empresa.
Dados de 2018 dão conta da produção de 6,8 milhões de salsichas/ano, volume superior ao de todos os carros da marca VW vendidos no planeta em 2017.
As currywurst da VW já conquistaram diversos prêmios em feiras de alimentos sendo reconhecida pela Sociedade Alemã de Agricultur (DLG, na sigla em alemão).
Além do sabor, as currywurst da VW são mais saudáveis, de acordo com a fábrica, porque possuem apenas 20% de gordura enquanto as concorrentes têm cerca de 35%, em média.
Em 2015, a currywurst foi homenageada pelo artista plástico austríaco Erwin Wurm, conhecido por fazer esculturas e objetos do dia-a-dia deformandos.
Wurm alterou as formas de uma Kombi 1975 que, durante um tempo, foi usada pela VW como ponto de venda das salsichas.