Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

VW e Ford investem em Argo e vão compartilhar plataforma de elétricos

Empresa focada em condução autônoma da marca americana recebeu investimento da gigante alemã, ampliando parceria das duas fabricantes

Por Rodrigo Ribeiro
12 jul 2019, 14h38
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ID.3 será o primeiro veículo do Grupo Volkswagen a usar a plataforma MEB (Divulgação/Volkswagen)

    O namoro da Volkswagen com a Ford já deixou de ser abraços na pracinha e se aproxima cada vez mais de uma união estável.

    Publicidade

    A última notícia da relação foi dada nesta sexta-feira (12) pelas empresas, que anunciaram mais produtos conjuntos e investimentos em condução autônoma.

    Publicidade

    A Volkswagen confirmou uma injeção de R$ 9,74 bilhões (pela cotação atual) na Argo, companhia focada em desenvolvimento para condução autônoma liderada pela Ford.

    Apenas a versão alongada e com motor V8 virá para o Brasil
    A A8 foi o primeiro carro de produção a oferecer condução autônoma nível 3 (Divulgação/Audi)

    O objetivo é que a dupla avance na produção de veículos autônomos de nível 4, que são capazes de se locomover por qualquer lugar sem intervenção do motorista (ainda que a presença dele seja necessária para monitoramento de emergências).

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Atualmente a Audi é uma das poucas marcas a oferecer veículos autônomos de nível 3, que só são capazes de se auto-guiar em vias expressas com sinalização horizontal e vertical adequada.

    Mesmo assim, modelos como o novo Audi A8 possuem essa funcionalidade ainda bloqueada, esperando a regulamentação do sistema em cada país onde for vendido.

    Publicidade
    Veículos autônomos até o nível 4 ainda precisam ter volante e controles para o motorista (Divulgação/Citroën)

    Do lado Ford, a novidade é a confirmação que a empresa de Detroit irá lançar pelo menos um carro sobre a plataforma MEB, do Grupo Volkswagen, a partir de 2023.

    A arquitetura é modular como a conhecida MQB, dos nossos Golf, Polo e Virtus, porém criada para uso exclusivo em modelos elétricos. Ela irá estrear no ID 3, e será adotada por outros modelos do grupo, incluindo o sucessor do Up!.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    A Volkswagen investiu R$ 7 bilhões na MEB, e pretende vender 15 milhões de veículos a partir dela. Desses, pelo menos 600 mil seriam comercializados pela parceria com a Ford.

    Namoro antigo

    A próxima Amarok usará plataforma da Ford Ranger (Volkswagen/Divulgação)

    Volkswagen e Ford já firmaram uma série de acordos para desenvolver uma nova família de picapes médias e veículos comerciais.

    Publicidade

    Com isso, a nova Transit adotará plataforma MQB, enquanto a próxima geração da Amarok compartilhará a mesma base da nova Ranger.

    No Brasil a dupla já firmou uma parceria regional, chamada Autolatina. A união rendeu diversos produtos locais, como o Versailles (um Santana da Ford) e a dupla Apolo/Verona.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.