A parceria entre Ford e Volkswagen deu certo e o fruto dela são as novas gerações das picapes Ranger e Amarok, feitas sobre a mesma plataforma T6. Agora, parece que as duas marcas têm o mesmo objetivo de eletrificar o chassi de longarinas usado pelas duas picapes. Mas quem deve sair na frente é a VW.
Durante o lançamento da Amarok, em dezembro, na África do Sul, o CEO da Volkswagen Commercial Veichles, Carsten Intra, contou ao site britânico Autocar que a montadora alemã está desenvolvendo meios de eletrificar a plataforma T6, de origem Ford.
De acordo com o CEO, as duas fabricantes estão trabalhando juntas para a eletrificação da plataforma, que já é compatível com trens de força híbridos. A Autocar confirmou que o projeto está sendo desenvolvido na sede da Ford Austrália, na cidade de Melbourne, onde também ocorreu boa parte do desenvolvimento da Amarok. A equipe da Ford, em Dearborn, nos EUA, também está colaborando, segundo Intra.
Porém, ao que tudo indica, não será uma picape elétrica que teremos no futuro, mas sim um SUV. Embora não tenha sido divulgado qual será este novo utilitário, há rumores que a Volkswagen aproveite um projeto que havia abandonado há algum tempo.
O chamado ID.Ruggdz foi um conceito nunca visto pelo público e apresentado exclusivamente para imprensa. Na época, ele seria montado sob a plataforma MEB, da própria Volks, porém foi descontinuado após os diversos bugs de software que apareceram em 2020, durante o lançamento do ID.3, primeiro elétrico da marca.
A proposta do Ruggdz seria de um SUV grande, 4X4 e com boa capacidade para o off-road. Na época de seu anúncio, em 2019, o então CEO da marca Ralf Brandstätter, havia dito que ele seria uma resposta a possíveis versões elétricas do Ford Bronco, Jeep Wrangler e Toyota 4Runner, o SW4 dos europeus.
O desafio maior não seria a conversão, visto que a Ford já eletrificou um chassi no projeto da F-150 Lightning, mas arrumar uma bateria que fosse compatível com a proposta do SUV. A Volkswagen não deu nenhuma especificação sobre o conjunto mecânico, porém deixou claro que o SUV da Amarok deverá ter uma bateria de pelo menos 110 kWh para fornecer a capacidade de reboque e a autonomia esperada de um carro desse tipo.
A confirmação do lançamento de um SUV off-road com o logo da Volkswagen não devem interferir nos planos do grupo de reviver a marca Scout. Embora o foco da nova marca seja em trazer SUVs e picapes elétricos com apelo mais esportivo, ele não conflitaria com SUV elétrico baseado na Amarok, já que a marca teria foco apenas no mercado norte americano, enquanto o utilitário seria mundial.
Quanto a Ford, a eletrificação de sua plataforma T6 deixa mais próxima a vinda da Ranger Lightning, que já teve seu nome registrado em patentes junto com a Maverick elétrica. A montadora também está preparando dois novos SUVs que usarão a plataforma MEB da Volkswagen.