VW admite que 11 milhões de carros podem ter controle de emissões adulterado

Suspeita de fraude agora envolve modelos a diesel de várias marcas do grupo em várias partes do mundo

geral geral

geral (/)

Dias após ter sido acusada de adulterar o controle de emissões de poluentes de quase meio milhão de veículos a diesel fabricados nos Estados Unidos, a Volkswagen acaba de confirmar que os problemas podem afetar até 11 milhões de carros de várias marcas do grupo, em diversos mercados.

O motor 2.0 de quatro cilindros a diesel do tipo EA 189 common rail é utilizado em modelos da Volks, Audi, Skoda e Seat. A marca admite que há discrepâncias entre os resultados obtidos em testes de emissões e os resultados em uso real, e afirma que já separou 6,5 bilhões de euros (7,2 bilhões de dólares) de seu orçamento para lidar com o problema.

Depois da acusação feito pelo governo americano, a Alemanha e Coréia do Sul anunciaram que devem iniciar investigações próprias. Outros países podem seguir pelo mesmo caminho. Como cada mercado possui seus próprios requisitos de emissões, porém, é possível que o sofwtare chamado de “defeituoso” pela VW não tenha violado a legislação de todos os países nos quais veículos com o motor EA 189 foram vendidos.

Só nos EUA, estima-se que a multa para a VW pode chegar a 18 bilhões de dólares, mais o processo criminal anunciado ontem pela justiça americana. A Agência de Proteção Ambiental americana (EPA) também deve começar a investigar os motores 3.0 V6 a diesel que equipam modelos da Audi e Porsche.

Após uma queda de quase 20% na segunda-feira, as ações da Volkswagen continuam em desvalorização – segundo a revista Exame, nessa terça-feira as perdas já acumulam perto de 18,9% na Bolsa de Frankfurt. Outra notícia – esta ainda não confirmada – diz que o atual CEO do grupo, Martin Winterkorn será substituído ainda nessa semana por Matthias Müelle, atual CEO da Porsche.

LEIA MAIS:

– Volkswagen é acusada de fraude em carros a diesel nos EUA

– O que o escândalo do diesel pode acarretar para os planos mundiais da Volkwagen?

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s