Volvo revela o novo XC60, um ‘mini-XC90’ em design e conteúdo
Com visual semelhante ao do irmão maior, a nova geração do modelo mais vendido da Volvo traz uma série de novos auxílios ao motorista
Substituir um sucesso de vendas é uma tarefa das mais complicadas. Mas a Volvo está apostando alto na nova geração do XC60. Apresentado ao mundo no Salão de Genebra, o SUV lembra um XC90 em tamanho menor – e isso está muito longe de ser uma crítica.
Qualquer pessoa que olhar rapidamente para os dois SUVs notará as semelhanças. Do desenho dos faróis (com a iluminação de leds conhecida como “Martelo de Thor”) à linha de cintura ascendente que termina nas lanternas elevadas, tudo foi inspirado no XC90.
O resultado consegue renovar o modelo, que já tinha nove anos de mercado, sem perder de vista a personalidade visual dos Volvo atuais.
O interior também repete a sofisticação de seu irmão mais velho, com painel digital e uma gigantesca tela vertical sensível ao toque, agrupando praticamente todos os comandos – a única exceção está nos controles do som, posicionados logo abaixo.
Definido pela marca como um dos veículos mais seguros já produzidos pela marca, o XC60 vem recheado de itens de assistências de segurança ativa e passiva, como o Oncoming Laner Mitigation, que detecta a presença de outro veículo vindo em sentido contrário no lado do motorista, desviando a direção para evitar uma colisão frontal.
https://www.youtube.com/watch?v=vAVy6oH_wdg
Opcionalmente, o carro pode vir com o Pilot Assist, um sistema de condução semiautônoma que controla direção, acelerador e freios a uma velocidade de até 130 km/h, desde que o veículo esteja trafegando em estradas bem sinalizadas.
Entre as várias opções de motorizações, o XC60 traz a versão híbrida plug-in T8, com um motor a combustão e outro elétrico. São aproximadamente 407 cv, suficientes para fazê-lo ir de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos. Dependendo do mercado, haverá ainda duas opções movidas a diesel (D4, de 190 cv, e D5, de 235 cv) e outras duas abastecidas a gasolina (T5, de 254 cv, e T6, de 320 cv).
A lista de equipamentos de série também emula o XC90, incluindo ar-condicionado digital de quatro zonas de temperatura, sistema de entretenimento com Apple CarPlay e Android Auto e o sistema de assistência Volvo On Call, presente em todos os lançamentos mais recentes da Volvo.
Segundo a Volvo do Brasi, o novo XC60 deve chegar ao país no segundo semestre de 2017, ainda sem previsão de versões, equipamentos e preços.