Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Volvo mata XC40 híbrido no Brasil, provoca Audi e investe em carregadores

Confiante, Volvo venderá XC40 em versão exclusivamente elétrica no Brasil, onde anunciou investimento em carregamento rápido

Por Eduardo Passos 17 dez 2021, 15h57

“Éramos parte do problema e agora somos parte da solução”. Foi com assertividade distante do estereótipo escandinavo que o diretor de marketing da Volvo, Rafael Ugo, anunciou mais um passo da marca rumo à eletrificação total e mais um esforço para que o Brasil tenha infraestrutura para isso.

Mais barato que gasolina! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

De agora em diante, brasileiros que queiram levar um XC40 para casa terão à disposição apenas a versão Pure Electric, com dois motores elétricos que somam 413 cv e 67,3 kgfm, e tração integral.

A decisão de se descontinuar as configurações híbridas, segundo os executivos da marca, veio por conta do preço cobrado pelo elétrico, que fez com que unidades a combustão começassem a sobrar nas lojas. O valor de R$ 389.950 ficava muito próximo dos cobrados pelas versões com conjunto híbrido.

Volvo XC40 Eletric
SUV elétrico autonomia de 418 km Fernando Pires/Quatro Rodas

“Estamos pegando nosso principal produto e transformando em elétrico. Líderes devem agir. Eletrificação para a Volvo não é nicho nem complemento de gama, é realidade”, declarou João Oliveira, diretor-geral de operações e inovação. 

Continua após a publicidade

Elétricos além de São Paulo

Corredores não contarão com pontos de recarga rápida nas capitais, apenas em trechos de estrada
Corredores não contarão com pontos de recarga rápida nas capitais, apenas em trechos de estrada Divulgação/Volvo

A Volvo tratou como principal anúncio do dia seu novo investimento em infraestrutura. A marca, que já conta com centenas de carregadores espalhados pelo país, investirá mais de R$ 10 milhões em pontos rápidos, com muito mais capacidade energética.

A primeira fase dessa aposta ficará pronta até abril de 2022, quando 13 eletropostos de 150 kWh estarão funcionando com dois bocais cada. Eles formarão uma malha radial, ligando São Paulo (SP) a Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Uberlândia (MG) e Baixada Santista. Como, em condições ideais, ainda seriam necessários cerca de 40 minutos para recarregar um XC40, os 13 carregadores ficarão em pontos de parada, com conveniência à disposição.

O elétrico conta com a grade dianteira fechada e as novas rodas de 20”
O XC40 elétrico (esquerda) venceu o duelo contra a versão híbrida. No Brasil, já não há carros da Volvo que não sejam sequer híbridos Fernando Pires/Quatro Rodas

A EcoRodovias também se juntou à empresa e a parceria renderá 52 carregadores de corrente alternada (mesmos usados em supermercados) instalados em pontos de apoio ao usuário. Uma medida paliativa que encorajará os proprietários a explorarem os carros cada vez mais, acredita.

Peças publicitárias da Volvo provocavam, sutilmente, Audi e outras concorrentes cujos donos utilizam carregadores da sueca
Peças publicitárias da Volvo provocavam, sutilmente, Audi e outras concorrentes cujos donos utilizam carregadores da sueca Eduardo Passos/Quatro Rodas

Todos os carregadores serão gratuitos e abertos a donos de elétricos da concorrência. Ao todo serão cinco fases que não foram detalhadas, mas incluem a expansão para estados de outras regiões do Brasil. É um marketing ousado e que até pode jogar contra, uma vez que o esforço da Volvo pode acabar resultando em vendas de outras marcas. Mas a preocupação, se existente, é bem disfarçada. 

É um risco inerente à ambição, mas que já rendeu cutucadas espertas como as peças publicitárias que decoravam o evento. Fotos de carregadores da Volvo sendo usados por Mercedes-Benz e Audi eram respondidos com humor sueco: “de nada”. Agora falta ser gentil assim com os chineses.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

capa
A edição 752 de QUATRO RODAS já está nas bancas! arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

ou

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês