Volvo mata XC40 híbrido no Brasil, provoca Audi e investe em carregadores
Confiante, Volvo venderá XC40 em versão exclusivamente elétrica no Brasil, onde anunciou investimento em carregamento rápido
![Além do Brasil, Volvo XC40 também é exclusivamente elétrico na Noruega](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/12/XC40-Recharge-Pure-Electric.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
“Éramos parte do problema e agora somos parte da solução”. Foi com assertividade distante do estereótipo escandinavo que o diretor de marketing da Volvo, Rafael Ugo, anunciou mais um passo da marca rumo à eletrificação total e mais um esforço para que o Brasil tenha infraestrutura para isso.
Mais barato que gasolina! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90
De agora em diante, brasileiros que queiram levar um XC40 para casa terão à disposição apenas a versão Pure Electric, com dois motores elétricos que somam 413 cv e 67,3 kgfm, e tração integral.
A decisão de se descontinuar as configurações híbridas, segundo os executivos da marca, veio por conta do preço cobrado pelo elétrico, que fez com que unidades a combustão começassem a sobrar nas lojas. O valor de R$ 389.950 ficava muito próximo dos cobrados pelas versões com conjunto híbrido.
![Volvo XC40 Eletric Volvo XC40 Eletric](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/06/FLP4727-01_1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
“Estamos pegando nosso principal produto e transformando em elétrico. Líderes devem agir. Eletrificação para a Volvo não é nicho nem complemento de gama, é realidade”, declarou João Oliveira, diretor-geral de operações e inovação.
Elétricos além de São Paulo
![image007 Corredores não contarão com pontos de recarga rápida nas capitais, apenas em trechos de estrada](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/12/image007.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A Volvo tratou como principal anúncio do dia seu novo investimento em infraestrutura. A marca, que já conta com centenas de carregadores espalhados pelo país, investirá mais de R$ 10 milhões em pontos rápidos, com muito mais capacidade energética.
A primeira fase dessa aposta ficará pronta até abril de 2022, quando 13 eletropostos de 150 kWh estarão funcionando com dois bocais cada. Eles formarão uma malha radial, ligando São Paulo (SP) a Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Uberlândia (MG) e Baixada Santista. Como, em condições ideais, ainda seriam necessários cerca de 40 minutos para recarregar um XC40, os 13 carregadores ficarão em pontos de parada, com conveniência à disposição.
![Comparativo Volvo XC40 híbrido e elétrico O elétrico conta com a grade dianteira fechada e as novas rodas de 20”](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/06/Comparativo-Volvo-XC40-hibrido-e-eletrico-1-e1628791740763.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A EcoRodovias também se juntou à empresa e a parceria renderá 52 carregadores de corrente alternada (mesmos usados em supermercados) instalados em pontos de apoio ao usuário. Uma medida paliativa que encorajará os proprietários a explorarem os carros cada vez mais, acredita.
![Volvo Ad Peças publicitárias da Volvo provocavam, sutilmente, Audi e outras concorrentes cujos donos utilizam carregadores da sueca](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/12/Volvo-Ad.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Todos os carregadores serão gratuitos e abertos a donos de elétricos da concorrência. Ao todo serão cinco fases que não foram detalhadas, mas incluem a expansão para estados de outras regiões do Brasil. É um marketing ousado e que até pode jogar contra, uma vez que o esforço da Volvo pode acabar resultando em vendas de outras marcas. Mas a preocupação, se existente, é bem disfarçada.
É um risco inerente à ambição, mas que já rendeu cutucadas espertas como as peças publicitárias que decoravam o evento. Fotos de carregadores da Volvo sendo usados por Mercedes-Benz e Audi eram respondidos com humor sueco: “de nada”. Agora falta ser gentil assim com os chineses.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital
![capa_752_insta-1 capa](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/12/capa_752_insta-1-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)