Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Volvo finaliza caminhão 100% autônomo criado para fazer em longas viagens

O modelo, fruto da parceria com a Aurora, promete alto nível de segurança para percorrer longas distâncias

Por Pedro Henrique Oliveira 29 set 2021, 20h04
Protótipo de caminhão autônomo Volvo
O primeiro protótipo autônomo baseado no modelo VNL foi divulgado pela Volvo Divulgação/Volvo

A Volvo apresentou seu primeiro carro autônomo em 2019, um XC90 desenvolvido em parceria com a Uber. Mesmo que o modelo ainda não tenha ganhado as ruas, a fabricante já planeja ampliar seus horizontes prometendo seu primeiro caminhão capaz de trafegar sozinho em rodovias.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Desta vez em parceria com a Aurora, empresa de tecnologia especializada em sistemas autônomos para veículos, a Volvo revelou o protótipo do seu primeiro pesado totalmente autônomo. O caminhão poderá ser produzido na nova fábrica da marca sueca nos Estados Unidos a partir de 2023

Poucos detalhes foram divulgados, mas o método da Aurora já é conhecido. A empresa utiliza câmeras de alta resolução associadas a sensores e radares para mapear o ambiente. Eles podem ser vistos no meio do teto, próximo aos retrovisores (mantidos no protótipo), sob a grade e perto das portas.

Continua após a publicidade

O objetivo é ter a maior cobertura possível ao redor do modelo para garantir a segurança na operação sem motorista.

Também pensando na segurança, as arquiteturas mecânica, eletrônica e estrutural do caminhão estão sendo projetadas do zero em uma cooperação das empresas, e não apenas adaptado.

Para a Aurora, adaptar um veículo pronto é um processo “extremamente ineficiente e não confiável”. A Volvo diz que o modelo é “inteligente, seguro e eficiente”, apontando para melhorias em cadeias logísticas e foco em longas distâncias.

O projeto foi anunciado pelas empresas como um “passo importante para o lançamento comercial de caminhões totalmente autônomos na América do Norte”, e ainda deverá passar por intensos testes, como a validação do hardware e dos protótipos. Mesmo com o lançamento distante, porém, a Volvo e a Aurora já trabalham para o reconhecimento de rotas para a realização de testes. 

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

CAPA quatro rodas setembro edição 749
A edição 749 de QUATRO RODAS já está nas bancas! arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Publicidade