Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Volvo EX90 Excellence será o carro mais luxuoso da marca, de olho na China

De olho no apetite dos chineses por luxo, EX90 Excellence é versão exclusiva do país e pensada mais em quem vai atrás do que no motorista

Por Eduardo Passos
20 abr 2023, 14h20

Apresentado no fim do ano passado, o novo Volvo EX90 chegará com a missão de substituir o XC90, se tornando o maior e mais luxuoso carro da marca sueca. Mas os chineses sempre querem mais e, para satisfazer esse imenso mercado, uma versão ainda mais prestigiada do SUV elétrico chegará ao país.

O Volvo EX90 Excellence, nas palavras da própria fabricante, é um carro pensado mais em quem vai atrás do que em quem o dirige. Isso fica claro na opção em oferecer apenas quatro lugares no SUV grande, com poltronas do tipo capitão na segunda fileira.

Um dos casos em que o dono do carro costuma viajar atrás
Um dos casos em que o dono do carro costuma viajar atrás (Divulgação/Volvo)

São assentos que trazem até almofadas embutidas, com opção de aquecimento e cinco tipos diferentes de massagem. Entre eles há uma pequena geladeira com porta de madeira legítima, que mantém o champanhe sempre na temperatura ideal.

Continua após a publicidade
Pintura bicolor lembra a Mercedes-Maybach
Pintura bicolor lembra a Mercedes-Maybach (Divulgação/Volvo)

Também há um console central que serve para controlar o ar-condicionado e outras comodidades. Nada demais, exceto pelos botões projetados sobre a madeira nobre e um seletor de três fragrâncias diferentes feito pela Orrefors, a principal fabricante de cristais da Suécia. Outros materiais usados no EX90 Excellence incluem o Nordico, um tecido que lembra couro e é feito com garrafas PET e matéria-prima coletada em florestas da Escandinávia.

Frigobar fica posicionado estrategicamente
Frigobar fica posicionado estrategicamente (Divulgação/Volvo)

Por fora, o Excellence chama atenção principalmente pela pintura bicolor, que lembra a combinação utilizada pela Mercedes-Maybach. A versão de luxo também inclui rodas de aro 22 exclusivas, com design que é chamativo ao mesmo tempo que cumpre função aerodinâmica.

Continua após a publicidade
Seletor em cristal lembra o câmbio do XC90
Seletor de cristal lembra o câmbio do XC90 (Divulgação/Volvo)

Fora isso, podemos esperar números semelhantes a de outras versões do EX90. Isso significa um motor em cada eixo, provendo tração integral, com 517 cv e 92,8 kgfm — suficiente para levar o utilitário de 0 a 100 km/h em 4,9 s. A gigantesca bateria de 111 kWh, diz a Volvo, garante autonomia superior a 600 km.

Painel não tem muitas novidades em relação às outras versões do EX90
Painel não tem muitas novidades em relação às outras versões do EX90 (Divulgação/Volvo)

Também haverá uma complexa união de sensores e controles eletrônicos ao redor de um chip da Nvidia, com processamento gráfico da Qualcomm. Na prática, espere por alto nível de automação veicular, salto notável no gerenciamento de toda a mecânica do carro e telas do painel com patamar surpreendente de detalhe e informações. O Volvo EX90 será vendido no Brasil a partir de 2024. A versão Excellence é exclusiva da China, ao menos por enquanto.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.