Volta da cobrança do DPVAT é derrubada pela Câmara dos Deputados
Seguro obrigatório seria cobrado novamente a partir de 2025, mas deputados decidiram revogar a decisão que espera a aprovação do Senado
Em maio de 2024 foi aprovada a lei que retomaria a cobrança do seguro obrigatório de veículos. Agora chamado por SPVAT (seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito), o “novo DPVAT” seria cobrado a partir de 2025.
Porém, nesta quarta-feira (18), a Câmara dos Deputados derrubou a volta da cobrança do DPVAT. A revogação da legislação ocorreu por meio de um destaque ao projeto de lei complementar que faz parte do pacote de corte de despesas.
“Nós conseguimos levar de volta o cancelamento do DPVAT, até porque os governadores não estavam encaminhando a lei que nós aprovamos aqui de reintrodução do DPVAT”, afirmou o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), segundo reportagem do G1.
Ao todo, seis governadores demonstraram ser contra o novo SPVAT. São eles: Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Romeu Zema (Novo-MG), Jorginho Mello (PL-SC), Ronaldo Caiado (União-GO), Ibaneis Rocha (MDB-DF) e Ratinho Júnior (PSD-PR).

O SPVAT, assim como o antigo DPVAT, é como um seguro obrigatório, que busca arcar com os custos de tratamentos médicos de pessoas que foram vítimas de acidentes de trânsito e são tratadas pelo SUS. Com a nova lei, também foram acrescentados serviços funerários e de reabilitação profissional, em casos de invalidez parcial devido ao acidente.
O tributo foi extinto no governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) e retomado em maio pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Na ocasião, não foram definidos os valores do seguro, mas o Ministério da Fazenda calculou que custaria em torno de R$ 50 a R$ 60. Se a proposta for confirmada pelos senadores e sancionada por Lula, não haverá a volta da cobrança.
Nissan Kait 2026 terá faróis divididos estilo Renault Kardian para se distanciar do Kicks
Rally 4R leva Quatro Rodas de volta às suas origens para comemorar 65 anos
Novo Toyota Corolla 2027 evolui com design radical e terá versão elétrica
Honda HR-V 2026, a evolução da sofisticação
Omoda 5 HEV estreia no Brasil com preço de VW T-Cross e faz até 15 km/l







