Volkswagen Tiguan R-Line terá motor de Golf GTI no Brasil
Tiguan virá ao Brasil mais potente que a versão vendida nos Estados Unidos
Desempenho sempre foi o ponto forte do Volkswagen Tiguan, principalmente nas versões 2.0. Essa característica ficará ainda mais forte na nova geração, que chega às lojas este mês: a versão mais cara, R-Line, será equipada com o mesmo motor 2.0 TSI de 220 cv do Golf GTI.
Pelo menos é o que indicam fotos do modelo que circulam em grupos do WhatsApp. A motorização é indicada pelo logotipo 350 TSI estampado na traseira. Segue exatamente a mesma nomenclatura estreada por Polo e Virtus: o 350 vem dos 350 NM (35,7 mkgf) de torque gerados pelo motor.
Neste caso, em vez do câmbio DSG de seis marchas do hatch esportivo, o SUV provavelmente terá o DSG de sete relações, mas também banhado em óleo. A tração integral 4Motion está garantida. Esta mesma configuração é oferecida na China, onde o zero a 100 km/h anunciado é de 6,5 segundos.
Contudo, tal configuração não existe no México, onde o Tiguan é fabricado, nem nos Estados Unidos, onde o motor mais potente é um moderno 2.0 de 190 cv e 32,6 mkgf de torque. É o mesmo do Audi A4 vendido no Brasil, sempre com câmbio automático de oito marchas, configurado para se destacar pela eficiência, não pelo desempenho.
As versões com motor 1.4 TSI de 150 cv e câmbio DSG de seis marchas, por sua vez, serão identificadas como 250 TSI – o motor gera 250 NM (25,5 mkgf) de torque.
O detalhe é que, pela primeira vez, o Tiguan terá opção sete lugares. A versão 250 TSI terá opção de cinco e sete lugares, mas o 350 TSI R-Line terá sempre sete lugares.
As imagens antecipam alguns equipamentos da versão R-Line, como o quadro de instrumentos digital, central multimídia com tela de 8 polegadas, bancos em couro, teto solar panorâmico, faróis full-led e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Ainda entra na conta abertura elétrica da tampa do porta-malas, ar-condicionado automático de três zonas e piloto automático adaptativo.