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Volkswagen também considera fechar fábricas na China

Devido a perda da liderança do mercado chinês em 2023 a marca alemã já considera a possibilidade de fechar duas fábricas, frutos da parceria com a SAIC

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 23 set 2024, 19h40 - Publicado em 23 set 2024, 07h00
Fábrica da Volkswagen na China
Fábrica da Volkswagen na China (Divulgação/Volkswagen)
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Que a Volkswagen está passando por uma crise financeira mundial já é de conhecimento geral. Afinal, a fabricante anunciou que pode fechar pela primeira vez em 87 anos de história fábricas em seu país de origem, a Alemanha.

A queda nas vendas de automóveis na Europa desde a pandemia é um dos principais fatores para essa situação, mas houve uma perda de receita importante na China, que também contribui muito com a situação e pode levar ao fechamento de fábricas também por lá.

Informações extra-oficiais colocaram em xeque duas unidades importantes da Volkswagen na China. A primeira é a fábrica de Nanjing, fruto da parceria SAIC/VW e que foi inaugurada em 2008, ocupa uma área de 635.000 m² e produz 360.000 unidades por ano. Os modelos fabricados ali são os VW Passat, Skoda Kamiq e Skoda Superb.

A segunda candidata ao fechamento é a fábrica de Ningbo, onde são produzidos os carros Volkswagen (Lamando, Tharu, Teramont, Viloran) e Skoda (Octavia, Karoq), além do Audi Q6. 

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Volkswagen Passat Pro
Volkswagen Passat Pro foi desenvolvido apenas para o mercado chinês (Divulgação/Volkswagen)

A China já representou 50% das vendas de todo o Grupo Volkswagen em 2021, o que mostra a importância do país para a fabricante. No entanto, no primeiro semestre deste ano, foram vendidos 1,34 milhões de veículos no país, uma queda de mais de 25% em comparação com três anos atrás.

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Claramente os chineses não querem mais saber das marcas estrangeiras. “Não há mais cheques vindo da China”, disse Oliver Blume, CEO do Grupo Volkswagen, em entrevista recente. É uma perda enorme para empresa, que liderou o mercado chinês por mais de 25 anos e, em 2023, viu a BYD roubar a 1ª posição no mercado.

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BYD Dolphin e BYD Dolphin Mini
BYD Dolphin e BYD Dolphin Mini são os modelos elétricos mais vendidos da marca na China (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Espera-se que os trabalhadores dessas fábricas sejam convidados a se transferirem para outra fábrica SAIC-VW em Yizheng. É curioso, pois os trabalhadores da primeira fábrica fechada da Volkswagen em Xangai foram parcialmente transferidos para Yizhen há dois anos.

A representação chinesa da Volkswagen ainda não confirmou oficialmente o encerramento ou venda das suas fábricas, limitando-se ao habitual comentário sobre a transformação da produção de automóveis de acordo com as exigências do mercado.

Volkswagen Passat Pro
Volkswagen Passat Pro (Divulgação/Volkswagen)

Vale lembrar que a parceria entre SAIC-Volkswagen foi uma das pioneiras na intervenção da indústria automotiva global na China: foi estabelecida em 1984 e a produção de automóveis começou em 1985. De 2016 a 2019, todas as fábricas da SAIC-VW produziram mais de dois milhões de carros anualmente. 

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