Volkswagen também considera fechar fábricas na China
Devido a perda da liderança do mercado chinês em 2023 a marca alemã já considera a possibilidade de fechar duas fábricas, frutos da parceria com a SAIC
Que a Volkswagen está passando por uma crise financeira mundial já é de conhecimento geral. Afinal, a fabricante anunciou que pode fechar pela primeira vez em 87 anos de história fábricas em seu país de origem, a Alemanha.
A queda nas vendas de automóveis na Europa desde a pandemia é um dos principais fatores para essa situação, mas houve uma perda de receita importante na China, que também contribui muito com a situação e pode levar ao fechamento de fábricas também por lá.
Informações extra-oficiais colocaram em xeque duas unidades importantes da Volkswagen na China. A primeira é a fábrica de Nanjing, fruto da parceria SAIC/VW e que foi inaugurada em 2008, ocupa uma área de 635.000 m² e produz 360.000 unidades por ano. Os modelos fabricados ali são os VW Passat, Skoda Kamiq e Skoda Superb.
A segunda candidata ao fechamento é a fábrica de Ningbo, onde são produzidos os carros Volkswagen (Lamando, Tharu, Teramont, Viloran) e Skoda (Octavia, Karoq), além do Audi Q6.
A China já representou 50% das vendas de todo o Grupo Volkswagen em 2021, o que mostra a importância do país para a fabricante. No entanto, no primeiro semestre deste ano, foram vendidos 1,34 milhões de veículos no país, uma queda de mais de 25% em comparação com três anos atrás.
Claramente os chineses não querem mais saber das marcas estrangeiras. “Não há mais cheques vindo da China”, disse Oliver Blume, CEO do Grupo Volkswagen, em entrevista recente. É uma perda enorme para empresa, que liderou o mercado chinês por mais de 25 anos e, em 2023, viu a BYD roubar a 1ª posição no mercado.
Espera-se que os trabalhadores dessas fábricas sejam convidados a se transferirem para outra fábrica SAIC-VW em Yizheng. É curioso, pois os trabalhadores da primeira fábrica fechada da Volkswagen em Xangai foram parcialmente transferidos para Yizhen há dois anos.
A representação chinesa da Volkswagen ainda não confirmou oficialmente o encerramento ou venda das suas fábricas, limitando-se ao habitual comentário sobre a transformação da produção de automóveis de acordo com as exigências do mercado.
Vale lembrar que a parceria entre SAIC-Volkswagen foi uma das pioneiras na intervenção da indústria automotiva global na China: foi estabelecida em 1984 e a produção de automóveis começou em 1985. De 2016 a 2019, todas as fábricas da SAIC-VW produziram mais de dois milhões de carros anualmente.